Por Redação | 4 setembro, 2023 - 14:59
A 20ª edição da Semana do Pescado foi oficialmente inaugurada na última sexta-feira (1º) no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O evento, que reuniu comunidades tradicionais, pescadores, empreendedores do setor pesqueiro, líderes políticos e representantes de entidades de classe, tem como objetivo principal aumentar o consumo de pescado e estimular o crescimento do setor.
Ao longo dos próximos 15 dias, os consumidores sul-mato-grossenses terão a oportunidade de adquirir peixes com descontos de até 35%. “Participamos de todas as edições e estamos muito otimistas com as vendas, como foram nos últimos anos. Há três meses estamos negociando com os fornecedores para os produtos chegarem a tempo, conseguimos descontos e diminuímos a margem. São promoções nas postas, nos filés, na carne moída de peixe, na costelinha e no peixe inteiro. As pastelarias estão fazendo combos de pastéis de tilápia, pacu e pintado. Contamos com a participação da população neste evento”, afirmou Cleuber Linares, presidente da Associação do Mercadão.
A Semana do Pescado tem ganhado cada vez mais destaque a cada edição e atualmente é organizada em todo o país pelo próprio setor produtivo. O consumo médio de peixes no Brasil aumentou de 6,5 quilos por habitante ao ano para 10 quilos por habitante ao ano, um crescimento de 65%. A programação do evento inclui uma série de atividades, como promoções em peixarias regionais, supermercados, festival gastronômico, palestras e encontros de negócios.
O superintendente federal de Pesca e Aquicultura no Estado, o engenheiro agrônomo Julio Buguelo, destacou seu compromisso em criar projetos e ações para impulsionar os negócios e expandir a produção de pescado em Mato Grosso do Sul, seguindo o exemplo de outros setores agropecuários do estado. “Todas essas cadeias têm incentivos do Estado, como os programas Novilho Precoce, Leitão Vida e o Proaves. Precisamos unir os governos Federal e Estadual para criar novas oportunidades para a aquicultura”, ressaltou.
Um dos principais desafios enfrentados pelo setor, de acordo com Buguelo, é a cobrança do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre a ração usada na alimentação dos peixes, que representa 70% do custo de produção. “Vamos buscar a desoneração destes impostos sobre a ração usada na alimentação dos peixes, que representam 70% do custo da produção. A medida irá reduzir o preço de venda dos peixes de cultivo aos consumidores, gerar incremento na demanda pelo produto e, consequentemente, na produção de pescado”, disse o superintendente.
De acordo com o Anuário Peixe BR da Piscicultura, lançado em 2023, das 860 mil toneladas produzidas pelo Brasil, 63,9% são de tilápia. No ano passado, Mato Grosso do Sul se destacou como o segundo maior exportador de tilápia do país, com receita de US$ 4,2 milhões, e o quinto maior produtor de pescado, com uma produção de 32,2 mil toneladas.
A Semana do Pescado em Mato Grosso do Sul promete ser uma oportunidade tanto para os consumidores aproveitarem descontos significativos quanto para o setor pesqueiro continuar a crescer e prosperar no estado.
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