Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação TCE lança programa para diminuir déficit de vagas em creches de MS - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Política

TCE lança programa para diminuir déficit de vagas em creches de MS

Intenção é saber quantas faltam e firmar parceria para solucionar o problema

Por Viviane Freitas | 4 agosto, 2023 - 12:46

Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (4), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) promoveu o lançamento do Programa Integrado pela garantia dos Direitos da Primeira Infância. O programa tem como objetivo desenvolver ações de proteção e estímulo às políticas públicas voltadas para a infância.

O evento contou com a presença de prefeitos e representantes de órgãos parceiros, incluindo o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Associação dos Municípios, Assembleia Legislativa e Governo do Estado, para o lançamento oficial do Programa.

A iniciativa, idealizada pelo TCE/MS, busca unir forças dessas diversas instituições para defender a primeira infância, que engloba crianças até seis anos de idade, por meio de ações voltadas para essa faixa etária e incentivo à criação de políticas públicas.

O presidente do TCE, Jerson Domingos, explicou que o programa atende uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ele enfatizou a importância de investir na primeira infância para preparar uma sociedade mais promissora para o futuro, proporcionando oportunidades iguais para todos desde o início da educação.

Durante o evento, o TCE autorizou o uso de R$ 500 mil por mês, durante um ano, dos repasses feitos ao Tribunal para a abertura de vagas em creches. Além disso, o Estado se comprometeu a oferecer recursos adicionais para potencializar o projeto.

O governador Eduardo Riedel destacou que a Primeira Infância abrange mais do que o acesso à educação formal, incluindo também questões de saúde e redução da pobreza extrema. Ele ressaltou que o Estado está empenhado em parcerias com os municípios para obter recursos e ampliar a disponibilidade de creches e salas de aula.

A Defensoria Pública espera que o investimento na abertura de novas vagas reduza pelo menos parte do déficit atual. Entre janeiro e julho, o órgão moveu mais de 1,2 mil ações judiciais em busca de vagas em creches no estado.

Para o Tribunal de Justiça, a união dos esforços de diferentes órgãos em diversas frentes fortalecerá a proteção das crianças. A desembargadora Elizabeth Anache enfatizou a importância de investir na primeira infância, uma fase crucial em que o poder público deve se dedicar para obter bons resultados. A colaboração entre as instituições contribuirá para o funcionamento eficaz da rede de proteção às crianças.

Mais Notícias
Esportes

Operário confirma permanência de Leocir Dall’Astra e divulga Comissão Técnica para 2025

22 novembro, 2024

Educação

Deputado propõe proibição do uso de celulares nas escolas de MS

22 novembro, 2024

Saúde

Prefeitura intensifica ações de saúde para prevenção ao diabetes em Dourados nesta sexta

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções