Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação TRE derruba candidatura de Leocir Montagna à prefeitura de São Gabriel do Oeste - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Interior

TRE derruba candidatura de Leocir Montagna à prefeitura de São Gabriel do Oeste

Justiça atendeu recurso do PSD estadual após convenção municipal ignorar diretriz do partido

Por Redação | 24 setembro, 2024 - 11:21

Candidatos Leocir Montagna e Rogério Rohn durante transmissão ao vivo nas redes sociais

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) decidiu por unanimidade cancelar o registro de candidatura de Leocir Montagna e Rogério Rohr, que concorriam, respectivamente, aos cargos de prefeito e vice-prefeito de São Gabriel do Oeste pelo Partido Social Democrático (PSD). A decisão foi tomada após recurso apresentado pela executiva estadual do PSD, que contestou a convenção municipal que havia lançado a chapa.

De acordo com a executiva estadual, o PSD em São Gabriel do Oeste não deveria ter lançado candidatura própria, pois o partido havia decidido apoiar Sérgio Marcon, candidato do PSDB. Mesmo assim, a comissão provisória municipal do PSD realizou, à revelia da orientação estadual, uma convenção em 3 de agosto, onde formalizou a candidatura de Montagna e Rohr. Em resposta, a executiva estadual recorreu ao TRE, pedindo a anulação da convenção e, consequentemente, das candidaturas.

O Tribunal acatou o pedido da executiva estadual e, em sessão plenária no dia 23 de setembro, decidiu pelo cancelamento das candidaturas, ressaltando que a convenção municipal contrariou as diretrizes partidárias. Segundo o relator Carlos Alberto Almeida de Oliveira Filho, a cassação foi legítima, já que a orientação estadual havia sido comunicada à comissão municipal, que optou por desobedecê-la. A decisão também teve o apoio da executiva nacional do PSD.

Com essa decisão, Montagna e Rohr estão impedidos de disputar a eleição municipal. A corrida pela prefeitura de São Gabriel do Oeste agora será entre Sérgio Marcon (PSDB) e Dr. Clodoaldo (Republicanos).

Montagna, em entrevista, afirmou que seu jurídico está avaliando a possibilidade de recorrer, alegando que a convenção foi realizada dentro da legalidade, com registro no prazo e homologação pelo próprio TRE. “Quem deveria decidir é o povo, não o tribunal”, disse o ex-candidato.

A cidade de São Gabriel do Oeste, localizada a 137 quilômetros de Campo Grande e com cerca de 29,5 mil habitantes, seguirá com apenas duas chapas na disputa pela prefeitura após a decisão judicial.

Mais Notícias
Política

Livro orienta prefeitos eleitos sobre transição de gestão municipal

10 outubro, 2024

Esportes

Coxim sedia penúltima etapa do Festival de Praia 2024

10 outubro, 2024

Capital

VÍDEO: Furação de olho? Briga por “presente de Deus” em frente a presídio em Campo Grande viraliza nas redes

10 outubro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções