Por João Paulo Ferreira | 9 fevereiro, 2023 - 9:37
O Tribunal Regional Eleitoral marcou para segunda-feira (13) o julgamento da ação que pode cassar o mandato do deputado estadual Rafael Tavares (PRTB). A ação questiona o não cumprimento da cota feminina pelo seu partido. Pela legislação, os partidos devem reservar 30% das vagas nas chapas proporcionais ao sexo feminino. No caso, duas candidatas foram indeferidas e o partido foi para a disputa sem substituí-las.
Esta pode ser a segunda vez no atual pleito que a corte eleitoral pode garantir a vaga na Assembleia para um candidato com menos votos ao anular a eleição do mais votado. Rafael Tavares, mesmo com mais de 18 mil votos, pode perder a vaga através de uma ação na justiça movida logo após as eleições de 2022.
Caso julgue procedente a ação do União Brasil e de Paulo Duarte, o TRE poderá anular os votos do PRTB e tirar Tavares da Assembleia Legislativa. Ele perderia a vaga para Paulo Duarte (PSB), que não foi reeleito ao conquistar 16.663 votos.
“Fico feliz em saber que a esquerda quer me derrubar no tapetão. Isso mostra que estou no caminho certo, e que eles não são tão democráticos como dizem, mas confio na justiça, e confio na técnica dos julgadores para acompanhar a justa opinião do MPF. Sigo tranquilo e focado no mandato que o povo sul-mato-grossense me deu através do voto”, disse Tavares.
25 novembro, 2024
25 novembro, 2024
25 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções