Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação URGENTE: Miranda pede à CPI prisão para Onyx e ex-secretário de Pazuello - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Brasil

URGENTE: Miranda pede à CPI prisão para Onyx e ex-secretário de Pazuello

Luis Miranda e seu irmão vão prestar depoimentos amanhã à CPI da Covid. Ambos alertaram Bolsonaro de possíveis irregularidades na compra da Covaxin

Por João Paulo Ferreira | 24 junho, 2021 - 13:35

O deputado Luis Miranda acaba de apresentar um ofício à CPI da Covid pedindo que a comissão determine as prisões de Onyx Lorenzoni e Élcio Franco, ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde.

No pedido, Miranda afirma que a coletiva de ontem, no início da noite, conduzida por Onyx e Élcio tinha como objetivo “prejudicar a espontaneidade” dos depoimentos do deputado e de seu irmão, previstos para esta sexta-feira (25).

O site Antagonista revelou na última quarta-feira (23) que Miranda alertou Jair Bolsonaro sobre possíveis irregularidades na compra da Covaxin. O irmão do parlamentar, Luis Ricardo Miranda, é o servidor do Ministério da Saúde responsável pela denúncia.

“Certamente que o momento escolhido para que o Sr. Onyx viesse a público tem a ver, diretamente, com o intuito de coagir e reprimir as atividades desta CPI, com a perversão do devido processo legal, isto é, de prejudicar a espontaneidade de nossos depoimentos”, diz Miranda no ofício à CPI.

Miranda afirma também que, durante a coletiva, ele e o irmão foram vítimas de “ameaças que contaram com o apoio de todo o aparato estatal da Presidência da República”.

“Há ameaças claras desprendidas contra mim e meu irmão em público, ou melhor, com repercussão nacional e internacional, proferidas por um ministro ladeado por um investigado dessa CPI.”

Élcio Franco está sendo investigado pela CPI da Covid.

Para pedir que a CPI determine as prisões de Onyx e de Élcio, Miranda cita o artigo 344 do Código Penal, que prevê como crime “usar de violência ou grave ameaça, com o fim de favorecer interesse próprio ou alheio, contra autoridade, parte, ou qualquer outra pessoa que funciona ou é chamada a intervir em processo judicial, policial ou administrativo, ou em juízo arbitral”.

No documento, Miranda cita alguns termos usados na coletiva: “vai pagar na Justiça”“que Deus tenha pena do senhor”“trair o presidente Jair Bolsonaro”“traiu o Brasil”“se junta a todo mal que há na política brasileira”.

Mais cedo,o deputado disse a este site que Onyx “agiu como um gângster, ameaçando testemunhas”.

Mais Notícias
Capital

Jovem de 19 anos morre ao bater moto em poste na Duque de Caxias

23 novembro, 2024

Polícia

PRF apreende drogas avaliadas em R$ 2,4 milhões em Três Lagoas

23 novembro, 2024

Esportes

Dourados AC anuncia Ito Roque como técnico para Estadual e Copa do Brasil

23 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções