Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Vereador de Dourados recebe doação de empresário investigado na Operação Lama Asfáltica - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Dourados

Vereador de Dourados recebe doação de empresário investigado na Operação Lama Asfáltica

Candidato que prega combate à corrupção recebe apoio financeiro de envolvido em esquema milionário de desvio de recursos públicos

Por Redação | 23 setembro, 2024 - 13:38

Foto: Alexandre Pimenta

O candidato a vereador de Dourados, Fábio Luis, filiado ao partido Republicanos e concorrendo ao pleito nas eleições municipais de 2024, recebeu uma doação significativa em sua campanha de Antonio Celso Cortez, um dos réus na Operação Lama Asfáltica, que investiga um dos maiores escândalos de corrupção do Mato Grosso do Sul.

Embora o candidato defenda a bandeira da moralidade e o combate à corrupção em suas propostas eleitorais, documentos públicos de sua prestação de contas revelam que Cortez foi o maior doador de sua campanha, contribuindo com R$ 50 mil, o que representa 70,77% dos recursos recebidos. A doação chama a atenção devido ao histórico do empresário, envolvido em crimes investigados pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal.

Lama Asfáltica e as acusações contra Cortez

Antonio Celso Cortez é acusado de envolvimento em crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro como parte de um esquema que desviou recursos públicos entre 2007 e 2014. A Operação Lama Asfáltica, que teve início em 2015, revelou a existência de uma organização criminosa composta por políticos, empresários e servidores públicos, envolvidos em fraudes de licitações e contratos de obras de saneamento, esgotamento e rodovias estaduais e federais, inclusive em Dourados.

Em nova fase da operação, Cortez e seu sócio, João Roberto Baird, tornaram-se réus por enviarem cerca de R$ 1,7 milhão ao exterior sem a devida declaração ao Banco Central. O empresário tentou barrar o processo alegando insanidade mental, mas o pedido foi negado pela Justiça Federal, e o processo segue em andamento.

Contradições na campanha

A ligação entre o vereador candidato e um empresário investigado por corrupção pode gerar questionamentos sobre a coerência de sua campanha, que prega o combate a esse tipo de crime. A Operação Lama Asfáltica já identificou o envolvimento de Cortez em desvios que impactaram obras públicas diretamente ligadas ao município de Dourados.

Apesar disso, a candidatura de Fábio Luis segue deferida e o nome dele já consta na urna para as eleições de 2024.

Mais Notícias
Polícia

Homem armado invade prédio em Campo Grande e faz reféns durante assalto

2 dezembro, 2024

Esportes

Bonito 21K celebra 10 anos com edição especial e recorde de participantes

2 dezembro, 2024

Educação

Estudante de MS vence Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

2 dezembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções