Por Viviane Freitas | 18 novembro, 2021 - 9:43
Quem tem mais de 18 anos pode não prestar muita atenção, mas os políticos estão ganhando espaço com vídeos nas redes sociais, seja no TikTok, que já tem mais de 1 bilhão de usuários no mundo, ou com vídeos no Reels do Instagram, que tem atualmente 1,22 bilhões de usuários ativos. Em Mato Grosso do Sul, alguns políticos apostam até em ‘dancinhas’ para popularizar e ficar mais perto do eleitor.
Sem perder tempo e nem precisar disputar espaço, políticos jovens estão usando uma nova linguagem para falar de assuntos diversificados no universo virtual de microvídeos (até 60 segundos), onde é fácil inserir músicas e efeitos especiais. Dá para falar de política, e misturar um pouco de humor para garantir muitas curtidas.
Como é o caso do vereador, Tiago Vargas (PSD), que ostenta 58 mil seguidores em seu Instagram e seus vídeos mais vistos já acumulam mais de 150mil visualizações. No TikTok ele tem 211 seguidores e faz desde imitação de canções sertanejas a rebolado com danças, além de gravar em dupla com o filho.
Em seu último vídeo com a música “trava na pose” do DJ Patrick Muniz, ele apostou na dança para falar sobre a impugnação do edital Polícia Civil de MS 2021 e ganhou mais de 18 mil visualizações. “Lutando pelos concurseiros”, descreveu.
“Eu acho que devemos utilizar todas as ferramentas possíveis e disponíveis para estar mais próximos dos nossos eleitores. Sou adepto às redes pois é uma forma de estar mais próximo do eleitorado que nada mais é que pessoas comuns assim como nós”, comentou o vereador. E complementou “Temos que parar com aquelas situações políticas onde o político só aparecia em época de eleição e depois ficava distante do eleitorado. Eu particularmente fui eleito graças às redes sociais, o meu nome foi difundido amplamente e vou continuar usando os meios digitais”, finalizou.
A vereadora de Campo Grande, Camila Jara (PT), mais jovem e única mulher no legislativo, é uma das que mais tem seguidores nas redes sociais. Conhecida e eleita por votos de grupos de jovens, na maioria, a petista possui 33 mil seguidores no TikTok e 17 mil no Instagram.
Seus vídeos juntos chegam a mais de 1 milhão de visualizações. Uma das postagens com mais visualizações da vereadora na rede social tem mais de 500 mil acessos.
“Falta menos de um ano para as próximas eleições e eu continuo acreditando que o debate e a troca de ideias é o melhor caminho para fortalecer a democracia”, publicou a vereadora em seu último vídeo.
Camila, que é da geração onde a internet e a tecnologia já tinham facilidade de acesso, sempre usou as redes sociais para conversar com a população. Ela posta diversos vídeos, que vão desde performances com danças a situações atuais, além de esclarecer sobre projetos de leis e defesa de ações para pessoas em vulnerabilidade social.
“Nós precisamos entender que existe um grande sentimento de aversão à política e assuntos que são importantes para nós enquanto sociedade e que fazem melhorar a vida pública. Nesse sentido, é difícil chamar uma pessoa para ler um artigo sobre política. A maioria da população em geral irá pular o artigo. Por isso, buscamos usar todos os instrumentos necessários para que a população tenha informação e possa acompanhar de perto o que estamos fazendo utilizando todos os instrumentos de comunicação, inclusive as redes sociais”, comentou a vereadora.
“É muito bom vermos que estamos furando a bolha e sabermos que a mensagem está chegando para todos”, conclui.
Em uma pesquisa do DataSenado, 45% da população é influenciada pelas redes sociais. Pensando nisso, o que você achou desse novo estilo de falar sobre política?
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções