Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Anvisa decide hoje se libera vacinas que MS pretende comprar - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Saúde

Anvisa decide hoje se libera vacinas que MS pretende comprar

Os dois imunizantes já tiveram pedidos de liberação negados pela agência em 26 de abril

Por Viviane Freitas | 4 junho, 2021 - 11:41


O pedido de importação para duas novas vacinas contra o Covid-19 para o Brasil, uma delas a Sputnik V, imunizante russo que Mato Grosso do Sul já manifestou interesse na compra será decidido hoje pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em reunião extraordinária, às 14h.

Os dois imunizantes já tiveram pedidos de liberação negados pela agência em 26 de abril e por isso os governadores do Consórcio Nordeste encaminharam pedido de reavaliação sobre a vacina russa. Antes disso, Mato Grosso do Sul já havia defendido a importação da vacina no STF (Supremo Tribunal Federal).

Um dos pontos defendidos por Mato Grosso do Sul para liberação da Sputnik V foi a dificuldade em adquirir as vacinas já liberadas no país pela Anvisa, tanto por complicações na importação quanto pela produção em quantidade que não é suficiente.

Mesmo depois da negativa da Anvisa, sete estados brasileiros, entre ele MS, aprovaram a assinatura do contrato com o RDIF (Fundo Russo de Investimento Direto) para a importação de 28 milhões de doses. O acordo foi realizado em 13 de maio e por isso, se aprovada nesta tarde, Mato Grosso do Sul recebe 2 milhões doses da SputniK V.

Responsável pela fabricante da IFA (insumo farmacêutico ativo), a unidade da União Química é a base para produção do imunizante desenvolvido pela Rússia. Caso seja aprovado pela Anvisa, a ideia é de produzir 8 milhões de doses por mês.

Eficácia

Segundo dados publicados na revista científica “The Lancet”, a eficácia da Sputnik V, que exige a aplicação de duas doses, é de 91,6%. Atualmente, as únicas vacinas com autorização para aplicação no país são CoronaVac, AstraZeneca/Oxford, Pfizer/BioNTech e Janssen. A reunião dessa tarde será transmitida ao vivo.

Mais Notícias
Economia

Campo Grande cresce no mercado de franquias e alcança a 5ª posição em faturamento no Brasil

24 novembro, 2024

Oportunidade

Inscrições para processo seletivo do MPMS vão até quarta-feira

24 novembro, 2024

Saúde

MS registra 30 mortes e mais de 16 mil casos confirmados de dengue em 2024

24 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções