Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Após Dourados, expectativa é que vacina contra dengue chegue ao restante do país em fevereiro - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Saúde

Após Dourados, expectativa é que vacina contra dengue chegue ao restante do país em fevereiro

Previsão é de que cerca de 3,1 milhões de pessoas possam ser vacinadas em 2024

Por Viviane Freitas | 4 janeiro, 2024 - 12:54

A cidade de Dourados em Mato Grosso do Sul, marcou um feito inédito ao se tornar a primeira cidade do mundo a iniciar a vacinação em massa contra a dengue nesta quarta-feira (03). Essa conquista foi possível graças à parceria estabelecida com a farmacêutica Takeda.

O Brasil incorporará a vacina ao calendário nacional no próximo mês. A previsão é de que aproximadamente 3,1 milhões de pessoas recebam a vacina no primeiro ano da campanha. A Takeda se comprometeu a entregar cerca de 6,2 milhões de doses em 2024, sendo 1,2 milhão por doação e 5 milhões por meio do contrato de compra. O esquema vacinal completo compreende duas doses.

A prefeitura local informou que a primeira dose foi administrada em Francisleine Costa, mãe do adolescente Julio Cesar da Costa, de 15 anos, que faleceu de dengue em 2023. A alta procura no primeiro dia de imunização foi destacada pela gestão municipal. Inicialmente, foram distribuídas 90 mil doses do imunizante Qdenga, mas a Takeda garantiu o fornecimento de 150 mil doses, suficientes para todos os habitantes de Dourados entre 4 e 59 anos.

Essa campanha de imunização faz parte de um projeto da farmacêutica em colaboração com o pesquisador Julio Croda, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que busca avaliar a eficácia da vacina em uma população real.

“É um quantitativo de 300 mil doses disponíveis que vence em agosto deste ano e serão utilizadas para esse estudo, o primeiro do tipo para essa vacina a nível mundial,” afirmou Croda ao jornal O Globo. A Takeda ressaltou que a iniciativa teve início antes mesmo da compra de doses pelo governo federal.

Prevalência da Dengue no Brasil e Desafios Globais

Dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam o Brasil como o país com a maior incidência de casos de dengue em 2023, registrando 2,9 milhões de casos até 11 de dezembro. Isso representa mais da metade dos 5 milhões de casos registrados globalmente. Esse cenário é considerado historicamente crítico pela OMS.

A disseminação da dengue para países historicamente não afetados, como França, Itália e Espanha, é atribuída à crise climática, que propicia a sobrevivência do mosquito transmissor Aedes aegypti em ambientes anteriormente inadequados. O El Niño atual intensifica os efeitos do aquecimento global e das mudanças climáticas, contribuindo para a proliferação do mosquito.

Além disso, a OMS destaca o número alarmante de casos graves de dengue, resultando em 5 mil mortes globalmente. No Brasil, 1.474 casos, correspondendo a 0,05% do total de registros, são da forma hemorrágica, que apresenta risco de morte.

Mais Notícias
Capital

Jovem de 19 anos morre ao bater moto em poste na Duque de Caxias

23 novembro, 2024

Polícia

PRF apreende drogas avaliadas em R$ 2,4 milhões em Três Lagoas

23 novembro, 2024

Esportes

Dourados AC anuncia Ito Roque como técnico para Estadual e Copa do Brasil

23 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções