Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza terá início na próxima segunda-feira - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Saúde

Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza terá início na próxima segunda-feira

Ministério da Saúde não recomenda vacinar contra Influeza e Covid-19 simultaneamente

Por Redação | 10 abril, 2021 - 7:00

Na próxima segunda-feira (12) terá início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A meta do Governo Federal é imunizar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários até o dia 9 de julho, data de encerramento da campanha. Ao todo serão distribuídos 80 milhões de doses da vacina influenza trivalente, produzida pelo Instituto Butantan, para imunização do público-alvo.

Confira o calendário:  

Primeira etapa (12/4 a 10/5) – Crianças (6 meses a < de 6 anos) Gestantes Puérperas Povos indígenas Trabalhadores da saúde

Segunda etapa (11/5 a 8/6) – Idosos com 60 anos e mais Professores

Terceira etapa (9/6 a 9/7) – Comorbidades Pessoas com deficiência permanente Caminhoneiros Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso Trabalhadores portuários Forças de segurança e salvamento Forças Armadas Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas

A imunologista Dra. Maria das Graças de Melo Teixeira Spengler, afirma que as vacinas são poderosas ferramentas para controlar e eliminar doenças infecciosas que ameaçam a vida e explica que com a pandemia da Covid-19, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomenda, e alerta, sobre a importância de manter em dia a vacinação de rotina. “A descontinuidade com o calendário vacinal pode aumentar o número de indivíduos suscetíveis à doença, e a probabilidade de surtos por doenças evitáveis por vacinas. Isso acarretaria em uma sobrecarga ainda maior no sistema de saúde”.

Dra. Maria ainda diz “as vacinas estimulam a produção de nossas defesas, por meio de anticorpos específicos. Assim, elas ensinam o nosso organismo a se defender de forma eficaz, e quando o “ataque” de verdade acontece, a defesa é reativada por meio da memória do sistema imunológico. É isso que vai fazer com que a ação “inimiga” seja muito limitada ou, como acontece na maioria das vezes, totalmente eliminada, antes que a doença se instale”.

Vale ressaltar que a vacina contra influenza não tem eficácia contra o novo coronavírus, porém, neste momento de pandemia, previne o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

Covid-19 

O Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das vacinas Influeza e Covid-19 simultaneamente. A orientação do órgão é que pessoas dos grupos prioritários para a vacinação contra influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, priorizem a dose contra o coronavírus e agende a vacina contra a Influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.

Para se vacinar, basta procurar o posto de saúde mais próximo, munido de documento oficial com foto, cartão do SUS e sua carteira de vacinação.

Importante nesse momento continuar com todas as medidas de biossegurança, como o distanciamento social (1,5m), a higiene adequada das mãos e o uso constante de máscaras, medidas fundamentais de cuidado.

Mais Notícias
Polícia

Morador de rua é espancado e sofre fraturas após pedir comida em bar de Campo Grande

14 novembro, 2024

Capital

Prefeita Adriane Lopes sanciona programa “Colo para Mãe” em Campo Grande

14 novembro, 2024

Esportes

Campeonato Sul-Mato-Grossense 2025 terá novo formato e premiação inédita em dinheiro

14 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções