Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite começa nesta segunda em Dourados - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Dourados

Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite começa nesta segunda em Dourados

Equipes da Sems participaram de reunião técnica para capacitação durante a última semana

Por Redação | 7 agosto, 2022 - 11:22

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 2022 começa nesta segunda-feira (8) para crianças de 0 a 5 anos. Simultaneamente, também acontecerá a Multivacinação para Atualização da Caderneta de crianças e adolescentes até 15 anos. A iniciativa é conduzida pelo Ministério da Saúde e vai até o dia 9 de setembro em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, que funcionam de segunda a sexta-feira. No dia 20 de agosto, sábado, acontece o Dia D de Mobilização Nacional.

A Prefeitura de Dourados, através do Núcleo de Imunização da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) realizou durante a última semana, capacitação técnica para a operacionalização da Campanha Nacional com o objetivo de eliminar dúvidas e organizar a logística de trabalho nas unidades de saúde.

“A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que pode provocar paralisias irreversíveis e fatais. A vacinação é a principal forma de prevenção”, ressalta o gerente do Núcleo de Imunização, Edvan Marcelo Marques. O público-alvo, em Dourados, é formado por 9.563 crianças até cinco anos para Campanha da Poliomielite e 21.562 crianças e adolescentes entre cinco e 15 anos para Campanha Multivacinal.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), foram confirmados 15 casos de poliomielite, quatro no Afeganistão e 11 no Paquistão, além de registro de casos de poliovírus selvagem tipo 1 no Malawi e Moçambique. Para a entidade, todos os países permanecem em risco de pólio até que a doença seja completamente erradica no mundo. O Brasil não registra casos desde 1990 e, quatro anos depois, recebeu da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) certificação de área livre de circulação do vírus.

O objetivo é atingir, em Dourados, a meta estabelecida pelo Ministério de Saúde de vacinar, pelo menos, 95% das crianças até cinco anos e superar os números que estão em queda nos últimos anos. Entre 2016 e 2021, apenas em 2018 a meta foi atingida no Mato Grosso do Sul, com 96% das crianças vacinadas. Em 2020 foi de 82% e, no ano passado, apenas 74%, a pior marca da série histórica. “A pandemia da covid-19 dificultou ainda mais as campanhas, por isso essa queda mais acentuada. Agora precisamos melhorar esses números e aumentar a proteção de nossas crianças”, completa Edvan.

Mais Notícias
Cultura

Rionegro e Solimões, Leci Brandão e Som da Concha são os destaques do fim de semana em MS

20 setembro, 2024

Polícia

PRF apreende comboio de sete veículos com mercadorias estrangeiras em Nova Alvorada do Sul

20 setembro, 2024

Saúde

Mato Grosso do Sul confirma 15.839 casos de dengue e 29 mortes

20 setembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções