Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Campo Grande e Corumbá se destacam na 18ª Mostra Brasil com projetos inovadores de saúde - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Campo Grande e Corumbá se destacam na 18ª Mostra Brasil com projetos inovadores de saúde

Trabalhos premiados na categoria documentário e na Oficina ImunizaSUS mostram a excelência dos profissionais de saúde de Mato Grosso do Sul em busca de um SUS eficiente e de qualidade

Por João Paulo Ferreira | 21 julho, 2023 - 15:09

Campo Grande e Corumbá, cidades do estado de Mato Grosso do Sul, foram as grandes vencedoras da 18ª Mostra Brasil, realizada durante o XXXVII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) em Goiânia (GO). As premiações foram concedidas a trabalhos que se destacaram na categoria documentário e na Oficina ImunizaSUS, respectivamente, demonstrando o compromisso e a criatividade dos profissionais de saúde da região.

Emocionado, o médico Túlio Tadeu Morais Dias, da Unidade de Saúde da Família Maria Aparecida Pedrossian (MAPE), em Campo Grande, comemorou a conquista do prêmio na categoria documentário com o trabalho intitulado “Pós-pandemia – do ACS ao médico: criação da escala potencial de adoecimento familiar”. O projeto consiste em uma nova classificação que permitiu melhorar os indicadores de saúde, estabelecer prioridades no atendimento individual e oferecer saúde de qualidade à população por meio de ações de promoção e prevenção.

“A Mostra Brasil é um evento de grande relevância e estar entre os 535 trabalhos apresentados já foi um privilégio. Apresentamos como uma equipe o que temos desenvolvido na área da saúde pública em nosso Estado. Receber esse prêmio foi uma alegria imensurável e uma prova do trabalho árduo que executamos todos os dias”, ressaltou Túlio.

A cidade de Corumbá também brilhou na Mostra Brasil ao ser a vencedora da Região Centro-Oeste na categoria Oficina ImunizaSUS. Luciana Ambrósio, Coordenadora da Imunização, apresentou o trabalho realizado em 2022 durante a vacinação em massa contra a Covid-19, na fronteira entre Brasil e Bolívia.

Luciana explicou a complexidade da empreitada: “Temos particularidades como a fronteira, a população ribeirinha e áreas de difícil acesso, além de uma grande extensão territorial. No entanto, em apenas 7 dias, graças ao comprometimento de uma equipe dedicada e ao apoio de várias entidades, conseguimos realizar a vacinação em massa, superando desafios como a escassez de vacinas e altas taxas de letalidade. Isso reforçou a eficácia das vacinas e demonstrou o poder do trabalho em conjunto”.

O Congresso contou com a participação de mais de 11 mil pessoas e a Mostra Brasil aqui tem SUS apresentou mais de 535 mil experiências bem-sucedidas em todo o país. Josiane de Oliveira, Presidente do COSEMS/MS e Secretária de Saúde de Vicentina, destacou a importância da delegação de Mato Grosso do Sul no evento: “Foram dias de muito aprendizado e troca de experiências. Estamos orgulhosos dos trabalhos desenvolvidos aqui e parabenizamos os vencedores e todos os profissionais que contribuem para um SUS que dá certo”.

Mais Notícias
Política

Governador inicia planejamento para 2025 em reunião com secretários

25 novembro, 2024

Economia

Pesquisa do Procon revela gasolina a R$ 7,05 e etanol a R$ 4,96 em MS

25 novembro, 2024

Clima

Semana começa com calor de até 38°C em Mato Grosso do Sul

25 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções