Por João Paulo Ferreira | 21 julho, 2023 - 15:09
Campo Grande e Corumbá, cidades do estado de Mato Grosso do Sul, foram as grandes vencedoras da 18ª Mostra Brasil, realizada durante o XXXVII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) em Goiânia (GO). As premiações foram concedidas a trabalhos que se destacaram na categoria documentário e na Oficina ImunizaSUS, respectivamente, demonstrando o compromisso e a criatividade dos profissionais de saúde da região.
Emocionado, o médico Túlio Tadeu Morais Dias, da Unidade de Saúde da Família Maria Aparecida Pedrossian (MAPE), em Campo Grande, comemorou a conquista do prêmio na categoria documentário com o trabalho intitulado “Pós-pandemia – do ACS ao médico: criação da escala potencial de adoecimento familiar”. O projeto consiste em uma nova classificação que permitiu melhorar os indicadores de saúde, estabelecer prioridades no atendimento individual e oferecer saúde de qualidade à população por meio de ações de promoção e prevenção.
“A Mostra Brasil é um evento de grande relevância e estar entre os 535 trabalhos apresentados já foi um privilégio. Apresentamos como uma equipe o que temos desenvolvido na área da saúde pública em nosso Estado. Receber esse prêmio foi uma alegria imensurável e uma prova do trabalho árduo que executamos todos os dias”, ressaltou Túlio.
A cidade de Corumbá também brilhou na Mostra Brasil ao ser a vencedora da Região Centro-Oeste na categoria Oficina ImunizaSUS. Luciana Ambrósio, Coordenadora da Imunização, apresentou o trabalho realizado em 2022 durante a vacinação em massa contra a Covid-19, na fronteira entre Brasil e Bolívia.
Luciana explicou a complexidade da empreitada: “Temos particularidades como a fronteira, a população ribeirinha e áreas de difícil acesso, além de uma grande extensão territorial. No entanto, em apenas 7 dias, graças ao comprometimento de uma equipe dedicada e ao apoio de várias entidades, conseguimos realizar a vacinação em massa, superando desafios como a escassez de vacinas e altas taxas de letalidade. Isso reforçou a eficácia das vacinas e demonstrou o poder do trabalho em conjunto”.
O Congresso contou com a participação de mais de 11 mil pessoas e a Mostra Brasil aqui tem SUS apresentou mais de 535 mil experiências bem-sucedidas em todo o país. Josiane de Oliveira, Presidente do COSEMS/MS e Secretária de Saúde de Vicentina, destacou a importância da delegação de Mato Grosso do Sul no evento: “Foram dias de muito aprendizado e troca de experiências. Estamos orgulhosos dos trabalhos desenvolvidos aqui e parabenizamos os vencedores e todos os profissionais que contribuem para um SUS que dá certo”.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções