Por João Paulo Ferreira | 6 agosto, 2024 - 14:46
Campo Grande destacou-se no cenário nacional ao subir da 9ª para a 4ª posição no ranking das capitais com os melhores indicadores de Atenção Primária à Saúde (APS), de acordo com o relatório do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) do Ministério da Saúde. Com uma nota de 8,3, a capital sul-mato-grossense também lidera entre as capitais do Centro-Oeste.
“A Saúde é e sempre será uma prioridade em nossa gestão. O nosso objetivo é que nossos serviços sejam cada vez mais eficientes, ágeis e abrangentes”, afirmou a prefeita Adriane (PP), ressaltando a dedicação da equipe de saúde municipal. As melhorias são evidentes com o empenho dos profissionais e as novas estratégias implementadas para otimizar o atendimento à população.
O Ministério da Saúde avalia sete indicadores para determinar esse ranking, monitorando a qualidade e frequência dos atendimentos a diversos grupos, como gestantes e pacientes com doenças crônicas. A significativa melhoria dos resultados é um reflexo do trabalho integrado da Secretaria Municipal de Saúde, que conta com 3.235 servidores entre médicos, enfermeiros, dentistas e outros profissionais especializados.
Recentemente, Campo Grande reestruturou suas Unidades Básicas de Saúde para o modelo de Saúde da Família, criando 30 novas equipes e elevando a cobertura da APS para 88,48%. Além disso, 46 unidades de saúde agora operam com horários estendidos, facilitando o acesso da população aos serviços. O uso do sistema e-SUS/PEC, que integra o Prontuário Eletrônico do Cidadão, também aumentou a eficiência e a segurança do atendimento.
Essas iniciativas reafirmam o compromisso da prefeita Adriane com a saúde pública, tornando Campo Grande uma referência em saúde primária no país. A gestão atual foca no bem-estar da comunidade e no desenvolvimento sustentável.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções