Por João Paulo Ferreira | 20 março, 2024 - 19:24
A Prefeitura de Campo Grande, em uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), deu início, nesta quinta-feira (21), à Campanha de Vacinação contra a Gripe, disponibilizando doses em mais de 70 unidades básicas de saúde. A medida, que visa atender aos grupos prioritários definidos pela campanha, surge em um esforço para antecipar as ações preventivas contra a influenza, tendo em vista o recebimento de 35.170 doses do primeiro lote de vacinas fornecidas pelo Ministério da Saúde.
Originalmente programada para começar no dia 25 de março, a campanha foi antecipada, estendendo-se até o dia 31 de maio, com um dia “D” de mobilização previsto para 13 de abril. A iniciativa tem como meta vacinar aproximadamente 200 mil pessoas na capital, englobando crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas acima de 60 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, entre outros grupos prioritários.
A vacina disponibilizada este ano pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é eficaz contra três tipos de cepas de vírus, com a intenção de cobrir as variantes mais comuns e potencialmente perigosas. A superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo, enfatiza que a vacinação é a principal estratégia de prevenção contra a doença, capaz de reduzir o agravamento dos casos, as internações e o número de óbitos.
A influenza é uma infecção viral aguda que pode variar de quadros leves a graves e é conhecida por sua capacidade de desencadear epidemias sazonais e pandemias. A campanha busca não apenas prevenir a disseminação do vírus, mas também educar a população sobre a importância da imunização como meio de proteção coletiva.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções