Por João Paulo Ferreira | 25 junho, 2024 - 11:35
A campanha de vacinação contra a dengue em Campo Grande continua para jovens de 10 a 14 anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) esclarece que não há lotes da vacina QDENGA, usada na imunização, com data de validade próxima ao vencimento na capital.
De 11 de fevereiro até 24 de junho, foram aplicadas 16.212 doses da vacina, somando primeiras e segundas doses. Recentemente, a cidade recebeu novos lotes do imunizante do Governo Federal, garantindo um estoque atual de 8.325 doses disponíveis para aplicação, todas dentro do prazo de validade.
Este ano, o Ministério da Saúde liberou a vacinação com a QDENGA para todo o Brasil, mas apenas para o público de 10 a 14 anos, faixa etária que registrou a maioria das hospitalizações por dengue entre 2019 e 2023. No último fim de semana, o Ministério da Saúde autorizou a ampliação do público-alvo para crianças a partir de 6 anos até adolescentes de 16 anos, nos municípios que possuem doses prestes a vencer.
A vacina QDENGA é administrada em duas doses, com a segunda dose sendo aplicada 90 dias após a primeira.
As unidades de saúde de Campo Grande continuam a oferecer a vacina para o público-alvo definido. A Sesau incentiva os responsáveis a levarem seus filhos para vacinar, contribuindo para a redução dos casos de dengue na cidade.
27 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções