Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Campo Grande pode enfrentar surto de SRAG - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Campo Grande pode enfrentar surto de SRAG

Fiocruz alerta e Secretaria de Saúde reforça ações preventivas na Capital

Por João Paulo Ferreira | 26 junho, 2024 - 13:16

Campo Grande é uma das 11 capitais brasileiras com alta probabilidade de aumento de casos de SRAG (síndrome respiratória aguda grave) a longo prazo, conforme o boletim Infogripe da Fiocruz. Os principais vírus responsáveis são o influenza A (H1N1 e H3N2) e o vírus sincicial respiratório (VSR).

A superintendente de vigilância em saúde do município, Veruska Lahdo, esclarece que as unidades de saúde estão em constante monitoramento e coleta de dados na capital. “Monitoramos 24 horas por dia o crescimento dos casos, alertando a população”, destaca.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) revelam que, de janeiro até o momento, 162 pessoas morreram em Campo Grande devido à SRAG, sendo 154 adultos e 8 crianças. Além disso, foram notificados quase 2 mil casos (1.968).

A SRAG começa com sintomas gripais (tosse, coriza, dor de garganta, dor de cabeça e febre) e pode evoluir para problemas graves, como dificuldade para respirar, dor persistente no peito, saturação de oxigênio abaixo de 95% e coloração azulada nos lábios ou no rosto.

O VSR é uma das principais causas de bronquiolite em bebês e crianças pequenas, afetando os pequenos canais respiratórios dos pulmões e podendo causar pneumonia. Médicos recomendam que mães evitem expor recém-nascidos até os seis meses de idade para prevenir infecções virais.

Não há vacina para o VSR, sendo fundamentais medidas de higiene, como lavar as mãos frequentemente e evitar contato com pessoas doentes. Embora mais comum em crianças, o VSR também afeta idosos e imunossuprimidos.

Para proteger contra outros vírus, como o influenza A (H1N1 e H3N2) e o influenza B (Victoria), todas as unidades de saúde de Campo Grande estão vacinando pessoas acima dos seis meses de idade. Informações sobre locais e horários de vacinação estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Saúde.

A população é orientada a se vacinar e seguir as medidas preventivas para evitar a propagação desses vírus e proteger os grupos mais vulneráveis.

Mais Notícias
Capital

Jovem de 19 anos morre ao bater moto em poste na Duque de Caxias

23 novembro, 2024

Polícia

PRF apreende drogas avaliadas em R$ 2,4 milhões em Três Lagoas

23 novembro, 2024

Esportes

Dourados AC anuncia Ito Roque como técnico para Estadual e Copa do Brasil

23 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções