Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Cão terapeuta Zili retorna ao Hospital Universitário e encanta pacientes e colaboradores - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Cão terapeuta Zili retorna ao Hospital Universitário e encanta pacientes e colaboradores

Após quase dois anos, o shitzu mini retoma suas visitas ao hospital, onde é celebrado com pintura na parede

Por João Paulo Ferreira | 26 junho, 2024 - 17:58

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS), parte da Rede Ebserh, comemorou o retorno de um visitante muito especial: Zili, um cão terapeuta da raça shitzu mini. Celebrado tanto por pacientes quanto por funcionários, Zili é tão querido que ganhou uma pintura colorida na parede da sala de hemodiálise infantil.

Vestido com gravatinha e chapeuzinho caipira, Zili trouxe alegria ao percorrer a área administrativa e a pediatria do hospital. As imagens de sua visita mostram claramente o impacto positivo que ele teve em todos os que encontrou.

Zili já era um rosto familiar no Humap-UFMS, tendo realizado inúmeras visitas ao hospital há cerca de dois anos como parte de um projeto universitário destinado a alegrar a rotina dos pacientes, especialmente das crianças. Em 2022, Zili teve que se despedir do hospital para continuar suas atividades na Santa Casa de Campo Grande. Desde então, muitas mudanças ocorreram.

Após o término do antigo projeto, a tutora de Zili, Keila Oliveira, estudante de psicologia, decidiu não desistir do trabalho terapêutico com cães. Junto com Titto Reis, estudante de veterinária, ela fundou o grupo “Terapia com Patas”. Há um mês, eles retomaram as visitas na Santa Casa de Campo Grande, com a ajuda de 10 voluntários que se revezam nas atividades.

O grupo de “terapeutas animais” inclui, além de Zili, o galgo inglês Flik, a cocker spaniel Lola e o veadeiro-pampeano Caiçara. A presença dos cães tem proporcionado um clima de bem-estar e conforto tanto para os pacientes quanto para os funcionários do hospital.

Os cães do projeto são criteriosamente selecionados e treinados, com todas as vacinas em dia e exames de saúde realizados. Eles são sempre acompanhados por seus tutores e membros do projeto durante as visitas. Antes de ir ao hospital, os cães tomam banho e, após as visitas, passam por um processo de higienização. O projeto tem o apoio das veterinárias Gabriela Freitas e Letícia Mônaco.

Em reconhecimento ao impacto positivo de Zili, o Humap-UFMS homenageou o cãozinho com uma pintura na parede da sala de hemodiálise infantil quando ele se despediu em setembro de 2022. A obra foi criada voluntariamente pela artista plástica Luana Fumagalli, após uma votação entre os pacientes pediátricos que escolheram o desenho.

Mais Notícias
Capital

Jovem de 19 anos morre ao bater moto em poste na Duque de Caxias

23 novembro, 2024

Polícia

PRF apreende drogas avaliadas em R$ 2,4 milhões em Três Lagoas

23 novembro, 2024

Esportes

Dourados AC anuncia Ito Roque como técnico para Estadual e Copa do Brasil

23 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções