Por João Paulo Ferreira | 6 maio, 2024 - 17:13
Neste final de semana, a capital de Mato Grosso do Sul registrou uma expressiva movimentação nos pontos de vacinação contra a gripe, com mais de 3,6 mil doses aplicadas. A iniciativa ocorreu em resposta ao aumento de casos de síndromes respiratórias na região, incluindo a influenza.
Desde a última quinta-feira, 02 de maio, a vacinação foi estendida a todas as pessoas com mais de seis meses de idade. A medida, seguindo orientação do Ministério da Saúde, resultou em um aumento significativo na procura pelos imunizantes. Unidades de saúde que costumavam aplicar entre 80 e 100 doses diárias chegaram a atender cerca de 300 pessoas por dia, como observado na UBS 26 de Agosto.
“Aumentamos consideravelmente a procura pela vacina, o que é positivo para a proteção da população contra a gripe e outras síndromes respiratórias”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo.
Ela também destacou a importância da compreensão da população diante do possível aumento nas filas. “As unidades possuem capacidade para atender a população e é necessário que haja a devida organização para tanto. É importante lembrar que o município possui doses disponíveis e já foi solicitado reforço para conseguir atender a população”, afirmou.
Até o momento, foram vacinadas 87.807 pessoas em Campo Grande, utilizando parte das 225 mil doses recebidas do Ministério da Saúde. Ainda há aproximadamente 137 mil doses disponíveis para imunização.
No próximo sábado, dia 11 de maio, a capital sul-mato-grossense realizará um novo Dia D de vacinação contra a gripe. Serão disponibilizados 12 pontos de vacinação, incluindo unidades de saúde, shoppings e supermercados, distribuídos por todas as regiões da cidade. A abertura está programada para as 8h, na USF Jardim Marabá.
“A vacina é a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos”, reiterou a secretária de Saúde.
Este ano, a vacina disponibilizada pelo SUS é eficaz contra três tipos de cepas de vírus, conforme determinação da Anvisa: A/Victoria/4897/2022 (H1N1)pdm09; A/Thailand/8/2022 (H3N2); B/Austria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria).
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções