Por Viviane Freitas | 28 dezembro, 2021 - 9:41
Campo Grande já registra 41 casos de Influenza, desde o início de dezembro, sem nenhuma morte relacionada ao vírus. Todos os pacientes positivaram para a variante H3N2 do vírus da gripe, o mesmo que vem causando surtos nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Para informar a população e os municípios sobre a circulação do vírus e os cuidados necessários, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) emitiu um alerta epidemiológico, ressaltando a importância da vacinação contra a doença e da adoção de medidas preventivas.
A Sesau reforçou que não há surto da infecção e que, principalmente neste momento de alto deslocamento de pessoas devido às festas de final de ano, a circulação deste e outros vírus também tendem a aumentar, mas que é importante manter as medidas de contenção, como uso de máscaras, álcool 70% e distanciamento social, as mesmas que são habitualmente utilizadas para evitar vírus da covid.
Ainda de acordo com a Sesau, não existe a orientação do Ministério da Saúde para que haja testagem de casos de gripe e por isso, não há disponibilidade de exame na rede pública. As Unidades de Saúde estarão efetuando exame, apenas em pacientes que apresentam quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
O imunizante para a nova cepa estará disponível a partir do próximo ano.
Em Mato Grosso do Sul, foram notificados 18.446 casos da síndrome em 2020, sendo que apenas dois foram de H3N2, 16 de H1N1 e 51 de gripe sem identificação da variante.
24 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções