Por Viviane Freitas | 18 maio, 2021 - 12:10
Projeções feitas por cientistas nos EUA e do Brasil, alerta a lentidão na vacinação e o isolamento baixo podem resultar em uma terceira onda da covid-19 no país, com nova alta de óbitos. A informação é do Instituto de Métricas de Saúde e Avaliação da Universidade de Washington, nos EUA, que tem se destacado por suas projeções certeiras desde o início da pandemia, indica que o país poderá chegar à trágica marca de 751 mil mortes por Covid-19 até 27 de agosto.
Hoje, são, oficialmente, 436.537 óbitos no Brasil. Mais: esse cenário inclui o uso de máscaras por 95% da população. O pior cenário projetado prevê a disseminação da variante P.1 e o abandono do uso de máscaras por pessoas imunizadas, o que acarretaria o retorno às 3.330 mortes diárias em 21 de julho, alcançando 941 mil óbitos em 21 de setembro.
De acordo com o texto, os especialistas norte-americanos projetam um aumento nas mortes mesmo com a redução nas internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), em razão do crescimento nas infecções e redução no uso de máscaras e do distanciamento social.
“Evitá-la vai depender muito da vacinação, que já se mostra efetiva na redução de mortes e internações. Temos que vacinar 1,5 milhão de pessoas ao dia, idealmente 2 milhões. E ter cautela na flexibilização das medidas de isolamento” explica Ethel Maciel, professora da UFES e doutora pela Univesidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, em entrevista publicada pela Agência O Globo.
31 dezembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções