Por Viviane Freitas | 13 maio, 2021 - 9:54
Há 50 dias, Mato Grosso do Sul aparecia na última posição no ranking da Friocruz (Fundação Oswaldo Cruz) para ocupação de leitos UTI (Unidade de Terapia Intensiva) – exclusivos para pacientes com Covid-19, com taxa de 106%. Na última quarta-feira (12), o Estado caiu para a 9ª posição, com índice em 85%.
Conforme os pesquisadores, apesar de baixar a taxa para 85%, a situação ainda é considerada crítica. “No Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e o Distrito Federal apresentaram quedas no indicador superiores a 9 pontos percentuais”, destacam.
Com taxa de ocupação de 97% e 96%, os estados de Sergipe e Pernambuco apresentam os piores índices de taxa de ocupação do Brasil.
O documento reconhece a melhora no índice, mas mantém o alerta de preocupação. “É pertinente dizer que, por um lado, as taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 no país vão dando uma sinalização de melhoria no quadro geral da pandemia. Por outro, a magnitude do indicador, de forma geral, ainda é predominantemente preocupante”, conclui.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções