Por Viviane Freitas | 13 dezembro, 2021 - 11:24
Com circulação da variante Ômicron no Brasil, a secretária adjunta de Saúde de Mato Grosso do Sul, Christine Maymone, fez um apelo para que a população faça testes caso apresente qualquer sintoma.
Segundo ela, a testagem é importante para saber o número de casos, principalmente devido às flexibilizações, que fez aumentar a circulação de pessoas nos ambientes, mas a quantidade de testes realizados diminuiu.
“Com sintoma, por favor vá até uma unidade de saúde mais próxima, ou se teve contato com alguém”, pediu Christine.
“Precisamos saber se as pessoas estão ou não com Covid, não podemos trabalhar sem esse dado e você tem que ter consciência de ir fazer testagem”, acrescentou.
Os sintomas da Covid leve são semelhantes aos da gripe, o que pode ser um dos fatores para muitas pessoas não procurarem realizarem o teste acreditando estarem com a gripe.
A secretária adjunta afirma que há a possibilidade da pessoa estar com o vírus gripal, mas é preciso ter certeza para que a pessoa não se torne um potencial transmissor.
Além disso, até o momento, os sintomas das pessoas contaminada com a Ômicron tem se mostrado leves e, para saber se o vírus já chegou ao Estado, somente com o teste positivo.
“No Brasil temos muita circulação já acontecendo, temos a Influenza no Rio e temos a Ômicron. Por favor, não abandone a testagem. Se não testar não vamos saber”, apelou.
O Centro de Testagem de Covid-19 na região Central de Campo Grande e unidades de saúde ofertam, gratuitamente, o teste rápido de antígeno.
O resultado do teste fica pronto em até 20 minutos e é considerado o mais confiável dentro dos testes rápidos, se enquadrando no padrão ouro, assim como o RT-PCR. O serviço é gratuito e não é necessário agendamento.
O exame só será feito em quem apresentar sintomas respiratórios, como tosse, coriza, dores de cabeça e pelo corpo e febre, há até sete dias.
Após a coleta do exame, a pessoa aguarda até 20 minutos para sair o laudo e quem tiver o resultado positivo já tem a orientação e encaminhamento para unidade de saúde de referência para atendimento.
O teste de RT-PCR continua sendo ofertado em 32 unidades de saúde da Capital, sendo realizados até 700 coletas por dia por livre demanda.
O resultado do exame é disponibilizado de três a cinco dias úteis após a coleta no site da Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Centro de Testagem – Rua Barão Do Rio Branco, 1811, Centro
Diariamente – 7h30 ás 17h
Unidades de saúde – Segunda a sexta-feira – 14h às 16h
24 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções