Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Com mais de 50 mil não vacinados, estado lança ‘Dia D’ para imunizar adolescentes contra a Covid-19 em MS - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Saúde

Com mais de 50 mil não vacinados, estado lança ‘Dia D’ para imunizar adolescentes contra a Covid-19 em MS

A medida visa fazer a busca ativa de alunos de 12 anos e mais, das redes públicas e privadas de ensino, dos 79 municípios do estado

Por Viviane Freitas | 29 novembro, 2021 - 13:27

Com aproximadamente 53.995 alunos que não tomaram a primeira dose de vacina da Covid-19 em Mato Grosso do Sul, e outros 120.603 adolescentes que não voltaram para tomar a segunda dose, o estado lançou a campanha “Estudante Inteligente Confia na Ciência – Vacine-se!’.

A medida visa fazer a busca ativa de alunos de 12 anos e mais, das redes públicas e privadas de ensino, dos 79 municípios do estado. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a população vacinável de adolescente é de 246.441.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a iniciativa representa uma estratégia de parceria entre as secretarias de saúde e educação, na promoção da busca ativa destes alunos.

“Nós sabemos que as aulas já estão caminhando para o encerramento do ano letivo, por isso, adotamos esta iniciativa para fazer essa busca ativa tanto nas redes públicas quanto nas redes privadas de ensino. Com a aproximação das festas de final ano, sabemos que muitos pais pretendem viajar para outros municípios, e assim queremos garantir que estes adolescentes estejam protegidos e imunizados contra a Covid-19”, apontou.

Para a realização desta campanha, cada um dos municípios poderá indicar uma ou mais escolas que funcionará como polo base para a imunização dos adolescentes contra a Covid-19, além de disponibilizar equipes para a vacinação.

Em Campo Grande, por exemplo, a Escola Estadual Joaquim Murtinho será o ponto focal para a imunização dos adolescentes das redes privadas e públicas de ensino. A secretária de educação do estado, Maria Cecília da Motta, lembra que desde o início da pandemia, a Rede Estadual de Ensino, assim como as demais, não parou com as aulas em nenhum momento.

“Hoje nosso maior desafio é vacinar os estudantes com 12 anos de idade ou mais. A vacinação dos adolescentes é um alvo muito fácil para a desinformação, porque decidir pelos filhos é ainda mais difícil do que decidir por si”, apontou.

Os alunos que ainda não se vacinaram precisam apresentar os seguintes documentos: CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), desde que acompanhados pelos pais ou responsável legal.

No caso em que o adolescente comparecer desacompanhado, será exigido, além de um dos documentos mencionados, a apresentação do Termo de Autorização assinado pelos pais ou responsável legal.

No período de 29 de novembro a 06 de dezembro, em todos os períodos de aula, na rede de ensino privada, municipal e estadual, os alunos terão atividades pedagógicas que visam promover a importância da vacinação contra a Covid-19. Já no dia 7 de dezembro, está programado o Dia D da vacinação. A ação deve acontecer em uma escola de cada município.

Mais Notícias
Cultura

Érica Espíndola grava canção-tema de filme aprovado por Ney Matogrosso

23 novembro, 2024

Capital

Jovem de 19 anos morre ao bater moto em poste na Duque de Caxias

23 novembro, 2024

Polícia

PRF apreende drogas avaliadas em R$ 2,4 milhões em Três Lagoas

23 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções