Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Com vacinação pela manhã, aplicação da BCG tem novo cronograma a partir de segunda-feira na Capital - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Com vacinação pela manhã, aplicação da BCG tem novo cronograma a partir de segunda-feira na Capital

Elaboração deste calendário visa evitar o desperdício, uma vez que o frasco possui várias doses e possui uma curta durabilidade

Por Redação | 9 setembro, 2022 - 9:28

A partir da próxima segunda-feira (12), a aplicação da vacina BCG, que protege contra a tuberculose e é uma das primeiras a serem ministradas nas crianças, terá um novo cronograma, sendo feita apenas no período da manhã. A elaboração deste calendário visa evitar o desperdício, uma vez que o frasco possui várias doses e possui uma curta durabilidade. 

São, ao todo, oito pontos de vacinação distribuídos nas sete regiões da cidade e que se alternam para a aplicação do imunizante durante a semana. Com exceção da quinta-feira, todos os dias possuem duas unidades de saúde vacinando das 7h30 às 11h. 

Na segunda-feira o imunizante é aplicado na USF Caiçara e na Clínica Escola da UFMS, na terça-feira é possível encontra-lo na USF Aero Rancho e Clínica da Família Iracy Coelho, na quarta a aplicação acontece na UBS 26 de Agosto e USF Cidade Morena, na quinta-feira a dose é ministrada na USF Nova Bahia e na sexta-feira a vacinação é feita na USF Coronel Antonino e novamente na Clínica Escola. 

Tuberculose 

Principal forma de prevenção à tuberculose, a vacina BCG pode evitar, além da forma pulmonar, a infecção provocada pela bactéria nos ossos, rins e meninges. A transmissão é feita através de gotículas de saliva na garganta, ou seja, durante a fala ou tosse, assim, mesmo sem apresentar sintomas, pessoas contaminadas podem disseminar o agente contaminante. 

Os sintomas da tuberculose ativa do pulmão são tosse prolongada, quando superam as três semanas já se torna um sinal de alerta, às vezes com expectoração e sangue, falta de ar, dores no peito, fraqueza, perda de peso, febre e suores, principalmente ao final do dia. 

Para prevenir a tuberculose é necessário vacinar todas as crianças, a partir do nascimento até os 4 anos de idade. A vacina, em dose única, é oferecida, gratuitamente, nas Unidades Básicas de Saúde. 

Mais Notícias
Cultura

Rionegro e Solimões, Leci Brandão e Som da Concha são os destaques do fim de semana em MS

20 setembro, 2024

Polícia

PRF apreende comboio de sete veículos com mercadorias estrangeiras em Nova Alvorada do Sul

20 setembro, 2024

Saúde

Mato Grosso do Sul confirma 15.839 casos de dengue e 29 mortes

20 setembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções