Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Crianças devem ter alimentação saudável mesmo em férias - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Saúde

Crianças devem ter alimentação saudável mesmo em férias

Estudo aponta que o Brasil terá 7 milhões de crianças obesas até 2030

Por João Paulo Ferreira | 28 janeiro, 2023 - 9:45

Manter uma rotina saudável durante as férias para os adultos já é difícil, imagina para as crianças. Nesse período sem aulas, os horários dos pequenos mudam e a agenda diária inclui desde passeios e viagens, a dias mais ociosos em frente à televisão em casa. O estudo do Atlas da Obesidade de 2022 aponta que 23,12% dos pequenos de 5 a 9 anos e 18,60% dos adolescentes de 10 a 19 anos serão afetados pela obesidade até 2030, totalizando 44 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 19 anos em todas as Américas.

Smartphones, tablets somados a alimentos de baixa qualidade nutricional e pouca atividade física são os principais responsáveis pela obesidade nas crianças e adolescentes. Com isso, mesmo em férias não dá para descuidar da alimentação da molecada. Limitar a ingestão de guloseimas, como fast-foods, produtos industrializados, gordura e açúcar em excesso, são pontos de atenção para pais e responsáveis.

A nutricionista Rafaela Curcino Moreira destaca que é fundamental incluir lanches nutritivos na alimentação das crianças para promover o desenvolvimento saudável e prevenir a obesidade infantil. “O ideal é manter a rotina com café da manhã, almoço, lanche e jantar, incluindo porções de frutas, verduras, legumes, grelhados e assados, contribuindo com o aumento da imunidade e proporcionando qualidade de vida desde a infância”, orienta a especialista.

Estar atento a ingestão de alimentos saudáveis precisa ser preocupação dos pais também durante as férias. O estudo aponta que crianças e adolescentes acima do peso são mais propensas a terem problemas de saúde como hipertensão e problemas metabólicos. Entretanto, não é necessário proibir totalmente a ingestão de guloseimas e doces. “Os doces e outras guloseimas podem ser liberados com moderação. Os pais ou responsáveis devem ficar de olho nos exageros”, sugere

A dica da nutricionista para tornar o cardápio nutritivo atrativo é deixar a criança participar da escolha e montagem dos pratos, como por exemplo, na hora do lanche da tarde. “Se a criança não come determinado alimento, vale disfarçar adicionando outro alimento e deixá-la experimentar. O importante é que ela veja como pode ser saboroso se alimentar de forma saudável”, acrescenta a profissional da saúde.

Para ajudar os pais ou responsáveis a elaborar um cardápio de lanchinho saudável, a nutricionista aponta três opções de dar água na boca. Confira:

# Lanche 1

Sanduíche natural de patê de frango e suco de fruta

Ingredientes:

– duas fatias de pão de forma

– 1 xícara de frango cozido e desfiado

– 1/2 xícara de cenoura ralada

– 1/2 xícara de milho verde (a gosto)

– 1 folha de alface

– duas colheres de sopa de requeijão light ou iogurte natural

Modo de preparo: 

Em uma tigela, acrescente o frango desfiado, a cenoura, o milho e a maionese. Misture tudo e coloque no pão, com a folha de alface.

Sirva acompanhado de um copo de suco de fruta natural.

# Lanche 2

Salada de frutas (a dica da nutricionista é optar por frutas da estação, também mais econômicas)

As frutas atuais da estação são: laranja-pera, abacaxi, mamão, maracujá, melancia, uva, dentre outras.

# Lanche 3

Uma fatia de bolo ou cookies integrais, vitamina de frutas e castanhas opcionais.

Para finalizar, a nutricionista recomenda a ingestão de muita água e líquidos aos pequeninos, mantendo-os hidratados e saudáveis.

Mais Notícias
Capital

Jovem de 19 anos morre ao bater moto em poste na Duque de Caxias

23 novembro, 2024

Polícia

PRF apreende drogas avaliadas em R$ 2,4 milhões em Três Lagoas

23 novembro, 2024

Esportes

Dourados AC anuncia Ito Roque como técnico para Estadual e Copa do Brasil

23 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções