Por Viviane Freitas | 10 dezembro, 2021 - 11:06
Mesmo com o ataque de hackers nos dados do Ministério da Saúde, que apagaram do aplicativo ConecteSUS as informações sobre a vacinação contra a Covid-19 no país, na madrugada desta sexta-feira (10), os dados vacinais dos campo-grandenses ficaram intactos. Conforme nota técnica divulgada pela Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), da Prefeitura de Campo Grande, os sistemas municipais passarão por manutenção para aumentar a segurança.
De acordo com a Agetec, o ataque não causou impacto nas informações dos moradores da Capital e a manutenção é apenas uma medida preventiva. “Não houve nenhum impacto nos dados do município, trata-se apenas de uma medida preventiva aderente à Lei Geral de Proteção de Dados com o objetivo de aumentar ainda mais a proteção dos dados e os níveis de segurança dos serviços digitais oferecidos pelo Município”, afirma trecho da nota.
Confira nota na íntegra:
Em razão da noticiada invasão dos sistemas do Ministério da Saúde nessa madrugada ocasionaram enorme evasão de dados e a parada de muitos sistemas do governo federal, as equipes de segurança da informação da Agência de Tecnologia da Informação e Inovação da Prefeitura de Campo Grande, realizarão na manhã desta sexta-feira (10) a manutenção preventiva de alguns portais e sites municipais. Não houve nenhum impacto nos dados do município, trata-se apenas uma medida preventiva aderente à Lei Geral de Proteção de Dados com o objetivo de aumentar ainda mais a proteção dos dados e os níveis de segurança dos serviços digitais oferecidos pelo Município.
Com as informações protegidas, a vacinação segue normalmente hoje, com aplicação das primeira, segunda e terceira dose. Ainda, o segundo dia de aplicação da dose de reforço do imunizante da Janssen também fica mantido. São mais de 40 locais de vacinação, incluindo o drive-thru Albano Franco e a Seleta.
Ataque hacker
O ‘hackeamento’ dos sistemas do Ministério da Saúde e do ConecteSUS impediu que usuários acessem informações pessoais e o comprovante de vacinação contra a covid-19.
O ataque é de autoria de um grupo identificado como ‘Lapsus$’. O grupo disse que os dados dos sistemas foram copiados e excluídos. “Nos contatem caso queiram o retorno dos dados”, dizia a mensagem dos autores do ataque nas páginas do ministério.
A mensagem deixada pelos hackers não é mais acessível, porém os sistemas ligados á Saúde continuam fora do ar.
Segundo o Ministério da Saúde, fora o ConecteSUS, foram comprometidos o e-SUS Notifica, que notifica de casos de Covid, além do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento.
10 outubro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções