Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Dados do município não ficaram prejudicados com ataque hacker ao SUS - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Saúde

Dados do município não ficaram prejudicados com ataque hacker ao SUS

Vacinação segue normalmente nesta sexta-feira mesmo com ataque aos dados do SUS

Por Viviane Freitas | 10 dezembro, 2021 - 11:06

Mesmo com o ataque de hackers nos dados do Ministério da Saúde, que apagaram do aplicativo ConecteSUS as informações sobre a vacinação contra a Covid-19 no país, na madrugada desta sexta-feira (10), os dados vacinais dos campo-grandenses ficaram intactos. Conforme nota técnica divulgada pela Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), da Prefeitura de Campo Grande, os sistemas municipais passarão por manutenção para aumentar a segurança.

De acordo com a Agetec, o ataque não causou impacto nas informações dos moradores da Capital e a manutenção é apenas uma medida preventiva. “Não houve nenhum impacto nos dados do município, trata-se apenas de uma medida preventiva aderente à Lei Geral de Proteção de Dados com o objetivo de aumentar ainda mais a proteção dos dados e os níveis de segurança dos serviços digitais oferecidos pelo Município”, afirma trecho da nota.

Confira nota na íntegra:

Em razão da noticiada invasão dos sistemas do Ministério da Saúde nessa madrugada ocasionaram enorme evasão de dados e a parada de muitos sistemas do governo federal, as equipes de segurança da informação da Agência de Tecnologia da Informação e Inovação da Prefeitura de Campo Grande, realizarão na manhã desta sexta-feira (10) a manutenção preventiva de alguns portais e sites municipais. Não houve nenhum impacto nos dados do município, trata-se apenas uma medida preventiva aderente à Lei Geral de Proteção de Dados com o objetivo de aumentar ainda mais a proteção dos dados e os níveis de segurança dos serviços digitais oferecidos pelo Município.

Com as informações protegidas, a vacinação segue normalmente hoje, com aplicação das primeira, segunda e terceira dose. Ainda, o segundo dia de aplicação da dose de reforço do imunizante da Janssen também fica mantido. São mais de 40 locais de vacinação, incluindo o drive-thru Albano Franco e a Seleta.

Ataque hacker

O ‘hackeamento’ dos sistemas do Ministério da Saúde e do ConecteSUS impediu que usuários acessem informações pessoais e o comprovante de vacinação contra a covid-19.

O ataque é de autoria de um grupo identificado como ‘Lapsus$’. O grupo disse que os dados dos sistemas foram copiados e excluídos. “Nos contatem caso queiram o retorno dos dados”, dizia a mensagem dos autores do ataque nas páginas do ministério.

Mensagem aparecia ao acessar os sites do Ministério da Saúde – (Foto: Reprodução)

A mensagem deixada pelos hackers não é mais acessível, porém os sistemas ligados á Saúde continuam fora do ar.

Segundo o Ministério da Saúde, fora o ConecteSUS, foram comprometidos o e-SUS Notifica, que notifica de casos de Covid, além do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento.

Mais Notícias
Política

Livro orienta prefeitos eleitos sobre transição de gestão municipal

10 outubro, 2024

Esportes

Coxim sedia penúltima etapa do Festival de Praia 2024

10 outubro, 2024

Capital

VÍDEO: Furação de olho? Briga por “presente de Deus” em frente a presídio em Campo Grande viraliza nas redes

10 outubro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções