Por Marcelo Tognini | 20 maio, 2022 - 11:05
Cerca de duas mil pessoas no estado de Mato Grosso do Sul, realizam atualmente, tratamento médico permanente ou temporário, e vivem sob condição de ostomia. As dificuldades impostas por esta condição em que esses cidadãos vivem atualmente foi o tema do encontro entre o Deputado Evander Vendramini (Progressistas) e a Presidente da Associação dos Otomizados de Mato Grosso do Sul.
Na oportunidade, Lana Flores detalhou o trabalho desenvolvido pela associação, bem como as dificuldades encontradas pela instituição e elencou as principais prioridades para que os pacientes possam usufruir de uma melhor qualidade de vida.
Para o parlamentar, existe uma necessidade de trazer a público, o trabalho desenvolvido pela associação para esta parte da população, bem como convocar os atores políticos a trabalharem para garantir acessibilidade e mais qualidade de vida aos pacientes.
A falta de acessibilidade, segundo Evander, submete os pacientes ostomizados a condições constrangedoras.
“Para se ter uma ideia, algumas pessoas ostomizadas que precisam fazer a higienização da sua bolsa, muitas vezes entram nos banheiros não estruturados e são submetidos a condições de constrangimento e enfrentam dificuldades muito grandes. Vivemos um momento que precisamos mobilizar todas as classes políticas, prefeitos, vereadores, deputados e também o governo do estado para assegurar dignidade para todos”, concluiu Vendramini.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções