Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Dourados alcança 40 mil vacinados contra a dengue em campanha de imunização massiva - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Dourados

Dourados alcança 40 mil vacinados contra a dengue em campanha de imunização massiva

Campanha continua nas Unidades Básicas de Saúde para faixa etária entre 4 e 59 anos

Por João Paulo Ferreira | 21 março, 2024 - 17:26

Foto: Rogério Vidmantas

Dourados, um município com intensa campanha de vacinação contra a dengue, atingiu o marco de 40 mil pessoas vacinadas com a primeira dose. A campanha, em andamento nas Unidades Básicas de Saúde, é direcionada aos residentes entre 4 e 59 anos. A Secretaria Municipal de Saúde (Sems) divulgou que o total exato de vacinados é de 40.461 pessoas, considerando os dados até a última terça-feira (19).

Waldno Lucena Júnior, secretário municipal de Saúde, destacou o sucesso da campanha como uma vitória significativa para a comunidade, evidenciando a importância da imunização no combate à doença. A população alvo da campanha, segundo estimativas da prefeitura, gira em torno de 150 mil pessoas dentro da faixa etária aprovada pela Anvisa. Entretanto, há exceções para gestantes, lactantes, pessoas com imunossupressão ou em tratamento para doenças que afetam o sistema imunológico, para as quais a vacina não é recomendada.

A vacinação em Dourados ganha destaque por ser a primeira do tipo em massa no país, com a vacina Qdenga demonstrando segurança e efeitos adversos raros. A expectativa é que o ritmo de vacinação aumente, conforme a população observe o sucesso da campanha entre seus conhecidos.

O ciclo de vacinação contra a dengue requer duas doses, com a segunda aplicação ocorrendo cerca de três meses após a primeira. A proteção estimada, após a conclusão do ciclo vacinal, é de cinco anos, com uma eficácia de cerca de 85%, conforme estudos realizados pelo laboratório japonês Takeda Pharma e aprovados pela Anvisa.

Além da vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde enfatiza a importância das medidas preventivas contra o mosquito transmissor da dengue. A eliminação de focos do mosquito em residências, cuidados com o armazenamento de água e a limpeza de recipientes são essenciais para a prevenção da doença, já que cerca de 75% dos focos estão dentro das casas.

Mais Notícias
Capital

Festa do Queijo de Rochedinho é adiada para junho

4 maio, 2024

Polícia

Homem saca arma em abordagem e é morto pela polícia em frente à borracharia no Guanandi

4 maio, 2024

Turismo

Mato Grosso do Sul brilha como representante do Brasil em conferência de ecoturismo no Equador

4 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções