Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Dourados recebe autorização para começar a vacinar população indígena contra a dengue - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Dourados

Dourados recebe autorização para começar a vacinar população indígena contra a dengue

Aval da Secretaria de Saúde Indígena foi recebido nesta quinta-feira

Por João Paulo Ferreira | 16 fevereiro, 2024 - 7:39

Após aguardar o aval da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), vinculada ao Ministério da Saúde, a Prefeitura de Dourados recebeu na última quinta-feira (15) a autorização para iniciar a vacinação em massa contra a dengue na Reserva Indígena. A campanha, já em andamento em todo o município desde janeiro, expandirá seus esforços para incluir os moradores das aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho.

A consulta foi realizada pelo secretário de Saúde, Waldno Lucena Júnior, e seguiu-se a uma série de reuniões entre equipes da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) e da Sesai, visando definir os detalhes da vacinação na população indígena de Dourados. Estima-se que aproximadamente 16 mil pessoas, com idades entre quatro e 59 anos, serão beneficiadas por esta medida.

Em resposta à consulta da Sems, a Sesai declarou que “a Coordenação-Geral de Incorporação Científica e Imunização – CGICI, não vê impedimentos na ampliação da estratégia, desde que sigam as recomendações presentes em bula, a aprovação de uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a disponibilidade de imunizante para a estratégia”. O documento foi assinado por Lindomar Terena, Coordenador Distrital de Saúde Indígena.

Com a autorização concedida, o Núcleo de Imunização da Sems já está organizando o cronograma para que as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) e a Divisão de Atenção à Saúde Indígena (DIASI) possam administrar as vacinas. “As equipes já estão treinadas para o procedimento correto na vacinação contra a dengue. Já estamos com o planejamento da logística de distribuição e início da vacinação, o que deve acontecer efetivamente na próxima segunda-feira (19)”, afirmou Edvan Marcelo Marques, gerente do NI.

Mais Notícias
Esportes

Operário confirma permanência de Leocir Dall’Astra e divulga Comissão Técnica para 2025

22 novembro, 2024

Educação

Deputado propõe proibição do uso de celulares nas escolas de MS

22 novembro, 2024

Saúde

Prefeitura intensifica ações de saúde para prevenção ao diabetes em Dourados nesta sexta

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções