Por João Paulo Ferreira | 16 fevereiro, 2024 - 7:39
Após aguardar o aval da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), vinculada ao Ministério da Saúde, a Prefeitura de Dourados recebeu na última quinta-feira (15) a autorização para iniciar a vacinação em massa contra a dengue na Reserva Indígena. A campanha, já em andamento em todo o município desde janeiro, expandirá seus esforços para incluir os moradores das aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho.
A consulta foi realizada pelo secretário de Saúde, Waldno Lucena Júnior, e seguiu-se a uma série de reuniões entre equipes da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) e da Sesai, visando definir os detalhes da vacinação na população indígena de Dourados. Estima-se que aproximadamente 16 mil pessoas, com idades entre quatro e 59 anos, serão beneficiadas por esta medida.
Em resposta à consulta da Sems, a Sesai declarou que “a Coordenação-Geral de Incorporação Científica e Imunização – CGICI, não vê impedimentos na ampliação da estratégia, desde que sigam as recomendações presentes em bula, a aprovação de uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a disponibilidade de imunizante para a estratégia”. O documento foi assinado por Lindomar Terena, Coordenador Distrital de Saúde Indígena.
Com a autorização concedida, o Núcleo de Imunização da Sems já está organizando o cronograma para que as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) e a Divisão de Atenção à Saúde Indígena (DIASI) possam administrar as vacinas. “As equipes já estão treinadas para o procedimento correto na vacinação contra a dengue. Já estamos com o planejamento da logística de distribuição e início da vacinação, o que deve acontecer efetivamente na próxima segunda-feira (19)”, afirmou Edvan Marcelo Marques, gerente do NI.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções