Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Estudo sugere que dose única da vacina Johnson & Johnson pode ser menos eficaz contra a variante Delta - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Mundo

Estudo sugere que dose única da vacina Johnson & Johnson pode ser menos eficaz contra a variante Delta

Muitos dos que receberam a dise única podem precisar considerar reforços, segundo os autores do estudo de uma equipe de pesquisadores da Universidade de Nova York

Por João Paulo Ferreira | 21 julho, 2021 - 10:57

Um estudo publicado no último dia 19 por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Nova York descobriu que a vacina única da Johnson & Johnson é menos eficaz na prevenção de infecções por coronavírus da variante Delta, uma descoberta preocupante desde que a variante Delta agora é responsável por quase todos os casos de Covid-19 nos Estados Unidos.

O estudo, que ainda não foi revisado por pares nem publicado em uma revista científica, foi baseado em testes conduzidos em amostras de sangue coletadas de pessoas que receberam as três vacinas contra o coronavírus aprovadas para uso nos Estados Unidos.

De acordo com o New York Times, as descobertas são consistentes com análises anteriores do desempenho da vacina de dose única AstraZeneca contra a variante Delta, que encontrou uma taxa de eficácia de cerca de 33%.

Os ensaios clínicos colocam a eficácia da vacina J&J em cerca de 66% contra a cepa original do coronavírus, enquanto as vacinas Pfizer e Moderna de duas doses foram mais de 90% eficazes.

As conclusões estão em desacordo com as de estudos menores publicados pela Johnson & Johnson no início deste mês, sugerindo que uma única dose da vacina é eficaz contra a variante mesmo oito meses após a inoculação.

“A mensagem que queríamos passar não era que as pessoas não devam receber a vacina da J.& J., mas esperamos que, no futuro, a dose única seja reforçada com outra dose da J.& J. ou da Pfizer ou Moderna”, disse Nathaniel Landau, virologista da Grossman School of Medicine da NYU, que liderou o estudo.

Outros especialistas disseram que os resultados são os esperados, porque todas as vacinas parecem funcionar melhor quando administradas em duas doses. “Sempre pensei, e disse muitas vezes, que a vacina da J.&J. é uma vacina de duas doses”, disse John Moore, virologista da Weill Cornell Medicine, em Nova York.

Mas os dados do novo estudo “não falam sobre a natureza completa da proteção imunológica”, disse Seema Kumar, porta-voz da J.&J. Estudos patrocinados pela empresa indicam que a vacina “gerou uma atividade forte e persistente contra a variante Delta que se espalhava rapidamente”, disse ela.

A variante Delta é a versão mais contagiosa do coronavírus. A diretora do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), Dra. Rochelle Walensky, disse na última terça-feira que a variante Delta agora representa cerca de 83% de todos os casos de Covid nos Estados Unidos.

Segundo o site G1, O Brasil identificou 110 casos da variante delta (B.1.671.2), de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (19). Entre esses pacientes, cinco evoluíram para a versão grave da Covid-19. O número não representa o valor total e exato de pessoas que foram infectadas pela doença, já que muitos pacientes que apresentaram o coronavírus, mesmo após a chegada da variante delta, não tiveram suas amostras analisadas em sequenciamento genético.

Food and Drug Administration disse que “os americanos que foram totalmente vacinados não precisam de uma injeção de reforço neste momento”, e é improvável que a agência mude suas recomendações com base em estudos de laboratório. Mas os novos dados devem levar o FDA a rever suas recomendações, disse o Dr. Landau: “Espero que eles leiam nosso artigo e pensem sobre isso”.

Mais Notícias
Polícia

PRF apreende mais de meia tonelada de maconha em Maracaju

17 maio, 2024

Saúde

Prefeitura de Dourados realiza atendimentos de saúde e vacinação no Jóquei Clube neste sábado

17 maio, 2024

Capital

Moradores comemoram licitação para pavimentação no Jardim Tarumã

17 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções