Por Viviane Freitas | 13 setembro, 2022 - 10:07
O governo do estado de Mato Grosso do Sul retomou o contrato com o laboratório para realizar os exames para transplante de órgãos, que havia sido encerrado pela prefeitura de Campo Grande há um mês.
Segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), o laboratório deve retomar os serviços a partir desta segunda-feira (12), quando o contrato volta a ser firmado. O contrato é de R$ 6 milhões. Parte do valor será repassado pelo governo federal.
A empresa é a mesma que tinha acordo com a prefeitura e a única no estado a prestar esse tipo de serviço. De acordo com a SES, o exame é de compatibilidade e de saúde do órgão que será transplantado. Os procedimentos são necessários para se decidir sobre um transplante.
Conforme a SES, a prestação do serviço continuará a mesma. A única diferença é que em vez do recurso ser repassado para o município, agora será repassado para a SES. A previsão é que o Ministério da Saúde seja comunicado na próxima quinta-feira (15) sobre a alteração.
Nos primeiros quatro meses do ano, foram realizados 64 transplantes de córnea, que não precisa do exame, e três de rins. Além disso, foram feitos três transplantes de fígado, nove de rins e uma de córnea para outros estados.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções