Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Governo de MS entrega Unidade Coronariana no Hospital Regional de Três Lagoas - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Política

Governo de MS entrega Unidade Coronariana no Hospital Regional de Três Lagoas

Estrutura busca ampliar atendimento especializado em cardiologia na região leste do Estado

Por João Paulo Ferreira | 27 novembro, 2024 - 16:10

O Governo de Mato Grosso do Sul inaugurou, na última quinta-feira (21), a Unidade Coronariana (UCO) no Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas. A estrutura, que recebeu um investimento de R$ 1.050.000,00, oferece 10 leitos de UTI cardiológica e deve atender cerca de 125 pacientes por mês. A iniciativa integra os esforços para regionalizar a saúde no Estado, levando atendimento especializado a áreas fora da capital.

A UCO é destinada a tratar pacientes adultos com problemas cardíacos graves ou em risco de vida, contando com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. Além disso, a unidade promete reduzir o tempo de espera por atendimento especializado e aumentar as chances de recuperação de pacientes na região.

População celebra atendimento

Dona Maria Martins, moradora de Aparecida do Taboado, compartilhou sua experiência na unidade. “As enfermeiras, fisioterapeutas, médicos, todos super atenciosos e prestativos. Essa é a segunda vez que venho me tratar aqui, e considero muito importante um serviço desse na região. Vou espalhar para todos lá na minha cidade o quanto sou bem atendida aqui.”

O gesseiro Gresso Sanomiya, de Três Lagoas, também elogiou a estrutura. “Estou sendo muito bem atendido. É essencial para Três Lagoas e para as cidades vizinhas ter serviços hospitalares de excelência como os que são oferecidos aqui.”

Autoridades destacam relevância da UCO

Segundo João Ricardo Tognini, assessor técnico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a UCO é essencial no contexto do crescimento populacional e econômico da região leste. “A unidade prioriza não apenas o tratamento, mas também a prevenção de doenças do coração, com equipamentos modernos e uma equipe preparada para lidar com casos complexos. Isso reduz a necessidade de transferências para outras localidades e os riscos associados a esperas prolongadas.”

O diretor-geral do hospital, Henrique Schultz, ressaltou a ampliação dos serviços cardiológicos. “Há um ano iniciamos o caminho da alta complexidade em cardiologia, realizando mais de 1.300 procedimentos. Hoje, com a retaguarda da UCO, damos um passo importante para atender nossa macrorregião de 10 municípios.”

Samir Siviero, presidente do Instituto Acqua, que administra o hospital, destacou a colaboração entre o governo e a equipe hospitalar para viabilizar a UCO. Ele informou que, desde o início dos serviços de hemodinâmica, as remoções de pacientes para Campo Grande diminuíram em 40%.

Hospital Regional em números

O Hospital Regional da Costa Leste, inaugurado em junho de 2022, ocupa uma área de 26,4 mil metros quadrados, com 116 leitos e uma equipe de 460 funcionários diretos e 600 indiretos. A unidade oferece atendimento ambulatorial de média e alta complexidade, consultas especializadas, pronto-socorro, UTI adulto e pediátrica, além de procedimentos como endoscopia, colonoscopia, ressonância magnética e ultrassonografia.

Com a nova Unidade Coronariana, o hospital reforça sua capacidade de atender a população de Três Lagoas e cidades vizinhas, alinhando-se ao objetivo do governo estadual de melhorar a infraestrutura e os serviços de saúde em Mato Grosso do Sul.

Mais Notícias
Política

Deputada do PT propõe criação de programa de combate ao racismo religioso em MS

27 novembro, 2024

Capital

VÍDEO: Suposto ladrão é açoitado após furto de caminhão no Santo Eugênio

27 novembro, 2024

Capital

Idosa é encontrada morta em casa no Moreninhas II

27 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções