Por Viviane Freitas | 8 novembro, 2022 - 14:16
Cinco hospitais de Mato Grosso do Sul estão autorizados a retirarem o medicamento Baricitinibe, para o tratamento da covid-19. Remédio será usado apenas em paciente adultos, hospitalizados com a doença e que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal. Nesta terça-feira (8) apenas o Hospital Regional havia feito a retirada na SES (Secretaria Estadual de Saúde).
O medicamento de 4 miligramas é o primeiro comprovado cientificamente no tratamento da covid incorporado ao SUS (Sistema Único de Saúde), com registro no Brasil. O Ministério da Saúde enviou à Secretaria de Estado de Saúde, 3.480 comprimidos, correspondendo a 249 tratamentos, até que as instituições hospitalares organizem seus processos aquisitivos e possam ofertar o medicamento na lógica usual da assistência hospitalar
Baricitinibe
O remédio já era utilizado para tratamento de artrite reumatoide ativa moderada a grave e dermatite atópica moderada a grave. A liberação ocorreu pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde.
O medicamento é um inibidor seletivo e reversível das enzimas Janus Quinases (JAKs), em especial JAK 1 e 2, responsáveis pela comunicação das células envolvidas na hematopoese (processo de formação e desenvolvimento das células do sangue), na inflamação e na função imunológica (função de defesa do corpo).
Hospitais autorizados
Além do Hospital Regional de Campo Grande, estão autorizados o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, Hospital Universitário da Grande Dourados, Hospital Regional de Ponta Porã e o Hospital Municipal de Naviraí.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções