Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Indígenas de nove aldeias de Miranda passarão por cirurgias de catarata na próxima semana - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

Indígenas de nove aldeias de Miranda passarão por cirurgias de catarata na próxima semana

Programa MS Saúde beneficiará 210 indígenas com atendimento oftalmológico em mutirão

Por João Paulo Ferreira | 16 outubro, 2024 - 15:04

Foto: Álvaro Rezende

Indígenas de nove aldeias de Miranda, no Mato Grosso do Sul, vão passar por cirurgias de catarata nos dias 21, 22 e 23 de outubro, como parte do programa “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila”. A iniciativa visa facilitar o acesso à saúde, com foco em cirurgias eletivas, especialmente para comunidades que enfrentam dificuldades de deslocamento. As cirurgias acontecerão no hospital municipal de Miranda.

No final de setembro, mais de 300 indígenas passaram por triagem na aldeia Cachoeirinha, onde a equipe da Secretaria Estadual de Saúde (SES) realizou exames e identificou 210 pacientes que necessitam do procedimento. Entre eles está Severino de Almeida, da aldeia Passarinho, que compartilhou sua experiência. “Fiz todos os exames necessários e agora é esperar a cirurgia. Com certeza vai melhorar a vida. O atendimento foi ótimo. Se Deus quiser vai melhorar minha saúde. Fiquei sabendo desta ação do Governo do Estado e agora serei um dos beneficiados”, afirmou.

Outro beneficiado, Hugo de Almeida, também destacou a importância da ação. “Estava precisando muito da cirurgia, foi bom que eles vieram, porque se fosse pagar seria caro. Foram nos avisar sobre a ação e será uma grande oportunidade, vou enxergar melhor. O atendimento foi muito bom”, disse ele, comemorando a chance de realizar o procedimento.

Marta Madalena, moradora da aldeia Moreira, explicou que foi avisada pelos profissionais de saúde de Miranda sobre a iniciativa. “O pessoal da saúde nos avisou em casa, que teria este mutirão da saúde. Vim com esperança e fé em Deus. Muitas pessoas precisavam deste atendimento. Fiz o exame e agora só falta a cirurgia”, contou.

Fernando Jorge, da aldeia Passarinho, elogiou a iniciativa do governo em levar os atendimentos até as comunidades indígenas. “Quero parabenizar o idealizador deste projeto, principalmente estes funcionários que dedicam o seu tempo para fazer o atendimento. Porque muitos na nossa comunidade não têm condições de fazer este deslocamento”, destacou. Para ele, as cirurgias vão melhorar a qualidade de vida de muitos. “Este mutirão vir até a aldeia é um prêmio, muitos idosos já estão com problema na vista e precisam deste apoio. O pessoal foi atendido praticamente em casa”, concluiu.

Firmo Nogueira, também da aldeia Passarinho, está ansioso pela cirurgia. “É uma ação muito boa para toda a comunidade. Todos estão sendo bem atendidos, a comunidade precisa cada vez mais de ações para a saúde. Moro na aldeia Passarinho e sou da etnia terena”, afirmou.

Segundo Maria Angélica Benetasso, superintendente de gestão estratégica da SES, o programa está em sua segunda fase, com foco em aproximar os serviços de saúde das comunidades. “Agora viemos em uma modalidade diferente, onde a execução destes procedimentos está cada vez mais próxima da cidade do paciente, levar (procedimento) cada vez mais próximo do cidadão”, explicou. Nesse contexto, foi identificada a necessidade do mutirão nas comunidades indígenas de Miranda, com foco nas cirurgias de catarata.

O programa MS Saúde já realizou mais de 24 mil cirurgias, sendo 15.447 oftalmológicas, desde seu início, com o objetivo de reduzir as filas de cirurgias eletivas que se acumularam desde a pandemia.

Mais Notícias
Capital

Jovem de 19 anos morre ao bater moto em poste na Duque de Caxias

23 novembro, 2024

Polícia

PRF apreende drogas avaliadas em R$ 2,4 milhões em Três Lagoas

23 novembro, 2024

Esportes

Dourados AC anuncia Ito Roque como técnico para Estadual e Copa do Brasil

23 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções