Por Viviane Freitas | 8 maio, 2024 - 8:29
Nesta terça-feira (7), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) recebeu a 9ª remessa de vacinas contra a influenza, totalizando 92 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde. As vacinas serão disponibilizadas aos municípios de acordo com as doses já entregues anteriormente.
Desde o início da campanha, em 18 de março, o governo federal já enviou um total de 885.170 vacinas, das quais 739.170 foram distribuídas aos municípios.
A vacina contra a influenza pode ser administrada simultaneamente a outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação e continuará sendo oferecida até 31 de maio no Estado. Crianças que recebem a vacina pela primeira vez devem receber duas doses, com um intervalo de 30 dias.
As vacinas são trivalentes, produzidas pelo Instituto Butantan e distribuídas na rede pública de saúde. A composição varia anualmente de acordo com as cepas do vírus predominantes. Em 2024, o imunizante contém três tipos de cepas de vírus combinadas: A (H1N1), A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria).
Devido ao aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e doenças respiratórias, a SES ampliou a oferta da vacina para toda a população acima de seis meses de idade. A cidade de Campo Grande enfrenta uma situação de emergência, com mais de 1.033 casos de SRAG e 68 mortes relacionadas a essas condições registradas somente este ano.
A demanda crescente por atendimento na rede pública de saúde começou a aumentar no final de abril, pressionando tanto o sistema público quanto o particular, com longas esperas para o atendimento médico.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções