Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Mato Grosso do Sul anuncia primeiro Centro de Transplante de fígado e rim - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Ciência

Mato Grosso do Sul anuncia primeiro Centro de Transplante de fígado e rim

Convênio com Hospital Adventista do Pênfigo recebe aporte de R$ 1 milhão de emenda parlamentar do deputado federal Beto Pereira

Por João Paulo Ferreira | 28 setembro, 2023 - 16:45

O Governo de Mato Grosso do Sul firmará um convênio com o Hospital Adventista do Pênfigo nesta sexta-feira (29) para a instalação do primeiro Centro de Transplante de fígado e rim do estado. O investimento total é de R$ 1 milhão, proveniente de uma emenda parlamentar do deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS). O anúncio será feito na Central Estadual de Transplantes, em Campo Grande, às 17 horas.

O deputado Beto Pereira destacou que a parceria entre o hospital e o governo estadual atende a uma demanda antiga da população local. Muitos sul-mato-grossenses precisam se deslocar para outras regiões do Brasil para realizar tratamentos e transplantes. “A criação do centro fortalece as unidades hospitalares do estado e permite que os pacientes façam todo o tratamento perto de suas famílias”, afirmou Pereira.

De acordo com Gustavo Alves Rapassi, médico-cirurgião especialista em transplante de fígado, cerca de 600 pessoas, entre adultos e crianças, estão atualmente na fila de espera por um transplante de rins ou córneas no estado. Rapassi, que liderará o projeto no Hospital do Pênfigo, considera a iniciativa um “divisor de águas” na história da saúde de Mato Grosso do Sul.

O médico também revelou que a estimativa é de que 69 pacientes sejam transplantados anualmente. “São pessoas que vão voltar a trabalhar, voltar para suas famílias, diferentes da vida que tinham antes, onde era internações e muito tempo dentro do hospital”, disse Rapassi.

O projeto inicial focará no transplante de fígado, com planos de expandir para o transplante de rim a partir de 2024. Rapassi também mencionou que o centro poderá futuramente ampliar a oferta para transplantes de outros órgãos, como pâncreas, coração e pulmão.

Em relação à doação de órgãos, a legislação brasileira exige que o doador comunique seu desejo à família. Segundo a Secretaria de Estado e Saúde (SES), atualmente são realizados transplantes de rim e de tecido músculo-esquelético apenas em Campo Grande, e de córnea na capital e em Dourados.

O convênio acontece poucos dias após o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, comemorado em 27 de setembro. A lista para transplantes é única e válida tanto para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto para os da rede privada.

Mais Notícias
Meio Ambiente

13º Drive-Thru da Reciclagem segue até amanhã em Campo Grande

22 novembro, 2024

Polícia

VÍDEO: Choque prende traficante suspeita de torturar usuária em Campo Grande

22 novembro, 2024

Esportes

Atletas de Mato Grosso do Sul conquistam 14 medalhas nos Jogos da Juventude 2024

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções