Por João Paulo Ferreira | 28 setembro, 2023 - 16:45
O Governo de Mato Grosso do Sul firmará um convênio com o Hospital Adventista do Pênfigo nesta sexta-feira (29) para a instalação do primeiro Centro de Transplante de fígado e rim do estado. O investimento total é de R$ 1 milhão, proveniente de uma emenda parlamentar do deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS). O anúncio será feito na Central Estadual de Transplantes, em Campo Grande, às 17 horas.
O deputado Beto Pereira destacou que a parceria entre o hospital e o governo estadual atende a uma demanda antiga da população local. Muitos sul-mato-grossenses precisam se deslocar para outras regiões do Brasil para realizar tratamentos e transplantes. “A criação do centro fortalece as unidades hospitalares do estado e permite que os pacientes façam todo o tratamento perto de suas famílias”, afirmou Pereira.
De acordo com Gustavo Alves Rapassi, médico-cirurgião especialista em transplante de fígado, cerca de 600 pessoas, entre adultos e crianças, estão atualmente na fila de espera por um transplante de rins ou córneas no estado. Rapassi, que liderará o projeto no Hospital do Pênfigo, considera a iniciativa um “divisor de águas” na história da saúde de Mato Grosso do Sul.
O médico também revelou que a estimativa é de que 69 pacientes sejam transplantados anualmente. “São pessoas que vão voltar a trabalhar, voltar para suas famílias, diferentes da vida que tinham antes, onde era internações e muito tempo dentro do hospital”, disse Rapassi.
O projeto inicial focará no transplante de fígado, com planos de expandir para o transplante de rim a partir de 2024. Rapassi também mencionou que o centro poderá futuramente ampliar a oferta para transplantes de outros órgãos, como pâncreas, coração e pulmão.
Em relação à doação de órgãos, a legislação brasileira exige que o doador comunique seu desejo à família. Segundo a Secretaria de Estado e Saúde (SES), atualmente são realizados transplantes de rim e de tecido músculo-esquelético apenas em Campo Grande, e de córnea na capital e em Dourados.
O convênio acontece poucos dias após o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, comemorado em 27 de setembro. A lista para transplantes é única e válida tanto para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto para os da rede privada.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções