Por João Paulo Ferreira | 28 junho, 2024 - 11:19
Mato Grosso do Sul enfrenta uma alta preocupante nos casos de dengue, com 12.730 confirmações em 2024, conforme o boletim da 25ª semana epidemiológica, divulgado na última quinta-feira (27). O estado também contabilizou 20.389 casos prováveis da doença. Até agora, 26 óbitos foram confirmados e 13 permanecem sob investigação.
Nos últimos 14 dias, Itaquiraí lidera a lista dos municípios com maior incidência de dengue. Outros municípios com incidência média são Juti, Iguatemi, Caarapó, Naviraí, Antônio João, Vicentina e Maracaju.
As mortes ocorreram em diversos municípios, incluindo Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande e Bonito. Das vítimas, 14 tinham comorbidades.
O boletim destaca que 51.557 doses da vacina contra dengue já foram aplicadas na população-alvo, composta por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária com maior número de hospitalizações. Mato Grosso do Sul recebeu 138.351 doses do Ministério da Saúde, e o esquema vacinal requer duas doses com intervalo de três meses.
O estado também registrou 4.280 casos prováveis de chikungunya, sendo 814 confirmados. Não houve óbitos. Entre as semanas epidemiológicas 24 e 25, Iguatemi, Itaquiraí, Antônio João, Caarapó e Vicentina apresentaram incidência média da doença.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) alerta para os riscos da automedicação e orienta que, em caso de sintomas de dengue ou chikungunya, a população deve procurar atendimento em unidades de saúde.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções