Por João Paulo Ferreira | 26 setembro, 2024 - 14:25
Mato Grosso do Sul já contabiliza 15.852 casos confirmados de dengue em 2024, segundo o boletim da 37ª semana epidemiológica, divulgado na última quarta-feira (25). O número de casos prováveis da doença no estado chega a 19.066, enquanto o número de óbitos confirmados atingiu 29, com outras 18 mortes ainda sob investigação.
Nos últimos 14 dias, nenhum município registrou alta incidência da doença. Selvíria foi a única cidade com incidência média. Entre os municípios que tiveram óbitos confirmados, estão Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, e outros. Das 29 vítimas fatais, 15 possuíam comorbidades, o que pode ter agravado o quadro.
Vacinação avança
O boletim também traz atualizações sobre a campanha de vacinação contra a dengue no estado. Até o momento, foram aplicadas 90.470 doses do imunizante, de um total de 173.140 recebidas do Ministério da Saúde. A vacinação é voltada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária com maior número de hospitalizações relacionadas à doença.
O esquema vacinal prevê duas doses, com intervalo de três meses entre elas, sendo considerado um reforço essencial na prevenção da dengue, especialmente em um cenário de alta disseminação do vírus.
Chikungunya sob controle
Em relação à chikungunya, o estado registra 3.248 casos prováveis, com 888 confirmações. Até o momento, não há óbitos associados à doença. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) reforça a importância de evitar a automedicação e buscar assistência médica em caso de sintomas, tanto para dengue quanto para chikungunya.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções