Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Ministro da Saúde deve vir a Campo Grande conhecer projetos inovadores e estratégias de vacinação - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Ministro da Saúde deve vir a Campo Grande conhecer projetos inovadores e estratégias de vacinação

Marcelo Queiroga deve desembarcar na Capital nesta sexta-feira (16), atendendo convite do secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.

Por João Paulo Ferreira | 13 julho, 2021 - 16:53

O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, deve desembarcar em Campo Grande nesta sexta-feira, dia 16 de julho, atendendo convite do secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, para conhecer  projetos voltados à assistência da população e as estratégias adotadas na vacinação contra a Covid-19. A visita deve ser acompanhada pela médica Rosana Leite de Melo, secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19.

Segundo o secretário de saúde, a confirmação da vinda do ministro ocorreu nesta tarde e ainda deve ser oficializada. “O ministro mostrou interesse em conhecer a nossa estrutura de assistência e vamos apresentar a ele o que vem sendo desenvolvido em nosso município. Os projetos desenvolvidos para o enfrentamento da pandemia, além, é claro, das nossas estratégias de vacinação”, pondera.

Um dos projetos que devem ser apresentados ao ministro é o Laboratório de Inovação na Atenção Primária à Saúde (INOVAAPS), que conferiu a Campo Grande destaque nacional como modelo de estratégia para fortalecimento da Atenção Primária em Saúde.

Entre 2017 e 2021, o Município saltou da última colocação entre as capitais para a oitava na cobertura da área da saúde, que visa a prevenção a doenças e acompanhamento da população. 

Os incrementos se dão pelas residências médicas e multidisciplinares que também estão inclusas no INOVAAPS. São, ao todo, 70 profissionais médicos atuando no projeto como residentes em medicina da família e comunidade e outros 121 de diversas áreas que trabalham em saúde da família. 

Ainda na assistência, destaca-se também a implantação do primeiro ambulatório para tratamento de pacientes com doenças residuais provocadas pela Covid-19 do País, inaugurado em setembro do ano passado em uma parceria entre a Prefeitura de Campo Grande e a Associação dos Amigos dos Excepcionais (APAE).

“É um serviço pioneiro no País que tem ajudado na recuperação de centenas de pacientes acometidos pela doença e que, eventualmente, não teriam acesso a esse tipo de suporte”, complementa o secretário.

Durante a passagem pela Capital, o ministro será convidado a conhecer um polo ou drive montado para a  vacinação contra a Covid-19. Atualmente, o Município conta com mais de 60 locais de imunização, entre unidades de saúde, drives e polos e tem a capacidade de vacinar até 20 mil pessoas por dia.

A Capital Sul-mato-grossense está entre as cidades que mais vacinaram proporcionalmente sua população. A cidade está próxima de atingir a marca de 50% de toda a sua população vacinada ao menos com uma dose de vacina contra a Covid-19, índice muito superior a média nacional.

Mais Notícias
Economia

Campo Grande cresce no mercado de franquias e alcança a 5ª posição em faturamento no Brasil

24 novembro, 2024

Oportunidade

Inscrições para processo seletivo do MPMS vão até quarta-feira

24 novembro, 2024

Saúde

MS registra 30 mortes e mais de 16 mil casos confirmados de dengue em 2024

24 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções