Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação MS recebe 20 mil doses da vacina Zalika contra a Covid-19
Destaques
Cotidiano

MS recebe 20 mil doses da vacina Zalika contra a Covid-19

Imunizantes serão distribuídos aos municípios priorizando grupos específicos

Por João Paulo Ferreira | 12 dezembro, 2024 - 14:57

Mato Grosso do Sul recebeu esta semana 20 mil doses da vacina contra a Covid-19, Zalika, fabricada pelo Instituto Serum, da Índia. É a primeira vez que o estado recebe doses deste fabricante, ampliando a variedade de imunizantes disponíveis. As vacinas serão distribuídas aos 79 municípios, com prioridade para grupos específicos, conforme o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A vacina Zalika é indicada para pessoas a partir de 12 anos e será utilizada na imunização de indígenas, quilombolas, ribeirinhos, pessoas imunocomprometidas e profissionais da saúde. A entrega das doses aos municípios teve início na última quarta-feira (11) e deve ser finalizada nos próximos dias.

O gerente de Imunização, Frederico de Moraes, destacou que as novas estratégias de vacinação foram alinhadas com as equipes municipais. “Por enquanto, trabalharemos com três vacinas principais, incluindo essa novidade, para atender às estratégias definidas para o final deste ano e início de 2025”, explicou.

Mudanças no esquema vacinal

O Ministério da Saúde anunciou a inclusão de novos grupos no esquema de vacinação de rotina. Gestantes e idosos com 60 anos ou mais agora fazem parte das diretrizes. As gestantes deverão ser imunizadas durante a gravidez com as vacinas mais atualizadas, enquanto os idosos receberão doses a cada seis meses para manter níveis de proteção adequados.

Para crianças, os imunizantes permanecem definidos: Pfizer Baby e Moderna XBB para o público de 6 meses a 4 anos, e Pfizer e Moderna para crianças de 5 a 11 anos.

Treinamento das equipes de saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) tem realizado treinamentos com as equipes municipais para garantir a implementação eficiente das atualizações no esquema vacinal. A meta é intensificar a vacinação até o final deste ano e sustentar as estratégias ao longo de 2025, com foco na proteção das populações mais vulneráveis.

Mais Notícias
Cultura

Com Marina Peralta e O Bando do Velho Jack, Campão Cultural 2025 divulga atrações

18 dezembro, 2024

Meio Ambiente

VÍDEO: Onça-pintada ataca jacaré enquanto ele se come piranha no Pantanal

18 dezembro, 2024

Polícia

VÍDEO: Piloto e passageiro são presos com 400 kg de cocaína em avião que saiu de MS

18 dezembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções