Por João Paulo Ferreira | 11 novembro, 2024 - 13:02
Mato Grosso do Sul segue enfrentando um surto de dengue, com 15.982 casos confirmados da doença até a 44ª semana epidemiológica, conforme o boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) na última sexta-feira (8). Além disso, o Estado registrou 19.358 casos prováveis da doença em 2024. A situação é agravada pelo registro de 30 óbitos confirmados, com 17 mortes ainda em investigação.
A SES também informou que, nos últimos 14 dias, os municípios de Antônio João e Laguna Caarapã apresentaram alta incidência de casos prováveis de dengue. As mortes ocorreram em diversas cidades, incluindo Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia e Dourados, entre outras. A maioria das vítimas tinha comorbidades, sendo 15 delas com alguma condição preexistente.
No combate à doença, o Estado já aplicou 98.784 doses da vacina contra a dengue, com 189.910 doses recebidas do Ministério da Saúde. A vacinação, que exige duas doses com intervalo de três meses, continua sendo uma das principais estratégias para reduzir os casos.
Em relação à Chikungunya, Mato Grosso do Sul também enfrenta um aumento nos casos, com 3.289 registros prováveis, sendo 911 confirmados. Contudo, não há óbitos relacionados à doença até o momento. A SES reforça que, em caso de sintomas, a população deve procurar atendimento médico e evitar a automedicação.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções