Por João Paulo Ferreira | 24 novembro, 2024 - 10:49
Mato Grosso do Sul já soma 16.012 casos confirmados de dengue e 19.429 prováveis em 2024, de acordo com o boletim da 45ª semana epidemiológica, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta terça-feira (19). O documento também aponta 30 óbitos confirmados devido à doença, enquanto outros 17 estão em investigação.
Nos últimos 14 dias, municípios como Porto Murtinho, Amambai, Caarapó e Itaquiraí registraram novos casos da doença. Já os óbitos confirmados ocorreram em 16 cidades: Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande e Bonito. Entre as vítimas fatais, 15 apresentavam comorbidades, o que reforça a gravidade da dengue em pessoas com condições de saúde preexistentes.
Desde o início da campanha, o Estado já aplicou 100.999 doses da vacina contra a dengue. Mato Grosso do Sul recebeu 189.910 doses do imunizante do Ministério da Saúde. A vacinação é realizada em duas doses, com intervalo de três meses entre elas, conforme orienta a bula.
Além da dengue, a chikungunya tem registrado alta no Estado, com 3.280 casos prováveis e 917 confirmados até o momento. Apesar disso, não há registros de óbitos pela doença. A SES alerta para os riscos da automedicação e orienta a população a buscar atendimento médico ao apresentar sintomas de dengue ou chikungunya.
A Secretaria de Saúde reforça a importância de medidas preventivas, como eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti e procurar atendimento médico rapidamente em caso de sintomas como febre, dores no corpo e manchas na pele.
24 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções