Por Viviane Freitas | 3 setembro, 2022 - 13:00
Mato Grosso do Sul tem mais nove casos positivos de Monkeypox, segundo boletim epidemiológico divulgado neste sábado (3), pela SES/MS (Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul).
Segundo o documento, MS tem 42 casos confirmados da doença, sendo 20 curados e 26 ativos. Além disso, há 4 infectados prováveis, ou seja, que podem estar com monkeypox, mas não foram confirmados ainda.
A faixa etária dos infectados teve uma pequena alteração ao longo da semana. Agora, 6,5% dos contaminados tem de 0 a 9 anos, incluindo o caso de um menino de 2 anos que apresentou a doença.
Porém, a maioria dos contaminados continua sendo pessoas de 20 a 39 anos, do sexo masculino. Conforme a SES, é uma doença causada pelo vírus Monkeypox virus do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae.
Embora seja conhecido por causar a “varíola de macacos”, é um vírus que infecta roedores na África, e os animais são provavelmente hospedeiros acidentais, assim como o ser humano.
Até maio de 2022, todos os surtos estavam restritos ao continente africano, mas a doença se espalhou pelo mundo, inclusive no Brasil.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções