Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Múltiplos órgãos e tecidos são extraídos em primeira captação do ano na Santa Casa da Capital - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Múltiplos órgãos e tecidos são extraídos em primeira captação do ano na Santa Casa da Capital

Coração foi levado para São Paulo, e mais um transplante renal foi feito através da doação

Por João Paulo Ferreira | 18 janeiro, 2023 - 14:27

Na tarde da última terça-feira (18), aconteceu a primeira captação de órgãos realizada pela Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Santa Casa de Campo Grande em 2023. Na oportunidade, foram extraídos coração, fígado, rins e córneas do paciente de 20 anos que evoluiu para morte encefálica após dar entrada com edema cerebral traumático. Através desta doação, também foi feito o quarto transplante renal no hospital.

O coração, o fígado e um dos rins doados foram aceitos para serem transplantados em pacientes de São Paulo e para fazer o transporte dos órgãos e equipe em tempo hábil, foi preciso o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) e de batedores da Polícia Militar. Já o outro rim permaneceu na Santa Casa e foi implantado, na mesma data, em um homem de 54 anos. Já as córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos do hospital.

Em apenas vinte dias, a OPO da Santa Casa registrou oito notificações de morte encefálica no hospital, tendo autorização de apenas uma família para seguir com o processo de doação. Dois casos não estavam aptos a doarem e cinco famílias não autorizaram. Ainda assim, neste ano de 2023, o serviço intermediou cinco captações em outros hospitais de Mato Grosso do Sul, sendo uma em Dourados e outras três em Campo Grande.

Doação de órgãos e tecidos

Todo o processo acontece a partir da confirmação da morte encefálica em pacientes neurológicos críticos constatados por meio de exames protocolares, clínicos e de imagens. Então, a equipe da OPO faz o acolhimento dos familiares e, posteriormente, a abordagem sobre a possibilidade da doação. Com o “sim”, o próximo passo é a busca de possíveis receptores dos órgãos em Mato Grosso do Sul. Não existindo condições de transplante no Estado, a procura é realizada no Sistema Nacional de Transplantes, e esta ação é feita pela Central Estadual de Transplante (CET).

Mais Notícias
Capital

Jovem de 19 anos morre ao bater moto em poste na Duque de Caxias

23 novembro, 2024

Polícia

PRF apreende drogas avaliadas em R$ 2,4 milhões em Três Lagoas

23 novembro, 2024

Esportes

Dourados AC anuncia Ito Roque como técnico para Estadual e Copa do Brasil

23 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções