Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Nova dengue que eleva risco de casos mais graves é identificada no centro-oeste e preocupa autoridades - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Saúde

Nova dengue que eleva risco de casos mais graves é identificada no centro-oeste e preocupa autoridades

Força-tarefa em bairros de MS busca controlar doença

Por Viviane Freitas | 10 maio, 2022 - 15:44

O tipo de vírus da dengue identificado pela primeira vez no Brasil faz parte de uma das linhagens existentes de um dos sorotipos da doença. Ela é mais transmissível e pode causar sintomas mais graves. O vírus da dengue possuiu quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4. Cada um deles pode ser dividido em vários genótipos, ou linhagens. O genótipo cosmopolita é uma das seis linhagens do sorotipo 2.

Em Campo Grande, de acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), uma força-tarefa em 7 regiões da cidade busca eliminar focos da doença.  “Esse genótipo é mais transmissível e mais patogênico. Atualmente, temos o mesmo número de casos de dengue do que todos os casos registrados no ano de 2021. E estamos somente no mês de maio ainda, portanto, trata-se de uma epidemia, que está localizada em uma cidade do centro-oeste do país, porém, sabemos de possíveis casos em todo o Brasil”, afirmou a infectologista Priscilla Alexandrino.

Dessa forma, a secretaria está realizando ações de manejo e orientação nos bairros de Campo Grande, com inspeção em imóveis e terrenos, além da eliminação de criadouros e focos. Seguindo um cronograma, a primeira etapa termina no próximo sábado (14), em 7 regiões da cidade. Em seguida, o serviço começa em outros bairros e vai até o mês de agosto.

Confira dicas de prevenção

Para prevenir a transmissão da dengue, é fundamental evitar água parada em pneus, garrafas, vasos de planta e recipientes que possam contribuir para a reprodução do mosquito. Confira algumas recomendações do Ministério da Saúde para evitar a doença:

  • Tampar tonéis d’água;
  • Manter calhas limpas;
  • Manter garrafas ou recipientes de boca para baixo;
  • Limpar e trocar areia dos vasos de planta semanalmente;
  • Manter lixeiras tampadas;
  • Preservar ralos limpos.
Mais Notícias
Polícia

PRF apreende mais de meia tonelada de maconha em Maracaju

17 maio, 2024

Saúde

Prefeitura de Dourados realiza atendimentos de saúde e vacinação no Jóquei Clube neste sábado

17 maio, 2024

Capital

Moradores comemoram licitação para pavimentação no Jardim Tarumã

17 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções