Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Ômicron XE: Brasil registra primeiro caso da cepa mais contagiosa da covid - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Saúde

Ômicron XE: Brasil registra primeiro caso da cepa mais contagiosa da covid

O paciente é um homem de 39 anos, que mora em São Paulo e tem o esquema vacinal completo

Por Viviane Freitas | 7 abril, 2022 - 15:56

O Brasil registrou o primeiro caso de covid-19 pela subvariante Ômicron XE, a mais transmissível entre as cepas já descobertas.

O paciente é um homem de 39 anos, que mora em São Paulo e tem o esquema vacinal completo. A identificação da sublinhagem a partir do sequenciamento genômico foi realizada pelo Butantan.

Entre os sintomas apresentados, estão coriza, distúrbios de olfato e de paladar, dor de cabeça, tosse, febre e dor de garganta. Os sintomas começaram em 17 de fevereiro e o homem já está recuperado.

Nesta semana, o Ministério da Saúde diz que busca fortalecer a vigilância genômica. É esse trabalho que identifica as linhagens do coronavírus que circulam no país. O avanço da vacinação, segundo a pasta, seria a principal estratégia para conter a subvariante.

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas, reforça que a população deve manter as medidas de prevenção — uso de máscara bem ajustada, distanciamento, ventilação de ambientes e vacinação — para barrar a Ômicron XE:

“As análises iniciais indicam uma vantagem na taxa de crescimento em comparação com BA.2, mas ainda são necessárias mais investigações”, informou, em nota.

Mais Notícias
Economia

Campo Grande cresce no mercado de franquias e alcança a 5ª posição em faturamento no Brasil

24 novembro, 2024

Oportunidade

Inscrições para processo seletivo do MPMS vão até quarta-feira

24 novembro, 2024

Saúde

MS registra 30 mortes e mais de 16 mil casos confirmados de dengue em 2024

24 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções