Por Viviane Freitas | 7 abril, 2022 - 15:56
O Brasil registrou o primeiro caso de covid-19 pela subvariante Ômicron XE, a mais transmissível entre as cepas já descobertas.
O paciente é um homem de 39 anos, que mora em São Paulo e tem o esquema vacinal completo. A identificação da sublinhagem a partir do sequenciamento genômico foi realizada pelo Butantan.
Entre os sintomas apresentados, estão coriza, distúrbios de olfato e de paladar, dor de cabeça, tosse, febre e dor de garganta. Os sintomas começaram em 17 de fevereiro e o homem já está recuperado.
Nesta semana, o Ministério da Saúde diz que busca fortalecer a vigilância genômica. É esse trabalho que identifica as linhagens do coronavírus que circulam no país. O avanço da vacinação, segundo a pasta, seria a principal estratégia para conter a subvariante.
A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas, reforça que a população deve manter as medidas de prevenção — uso de máscara bem ajustada, distanciamento, ventilação de ambientes e vacinação — para barrar a Ômicron XE:
“As análises iniciais indicam uma vantagem na taxa de crescimento em comparação com BA.2, mas ainda são necessárias mais investigações”, informou, em nota.
24 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções