Por João Paulo Ferreira | 30 setembro, 2023 - 10:59
A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, até 2030, a população mundial com 60 anos ou mais será 34% maior em comparação com 2021. Diante desse cenário, a Organização das Nações Unidas (ONU) e outras entidades estão elaborando estratégias para promover um envelhecimento saudável.
Em 2020, a Assembleia Geral da ONU lançou o projeto “A Década do Envelhecimento Saudável 2021-2030”, visando criar uma sociedade inclusiva para todas as idades. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e outros parceiros também lançaram relatórios para apoiar estratégias de envelhecimento saudável nas Américas.
Segundo a OMS, o número de pessoas com 60 anos ou mais deverá aumentar de 1 bilhão em 2019 para 1,4 bilhão até 2030. Em 2020, pela primeira vez na história, o número de pessoas com 60 anos ou mais superou o de crianças menores de 5 anos. Até 2050, a população idosa global deverá mais que dobrar, chegando a 2,1 bilhões.
Camila Sichinel Cunha, psicóloga e especialista em gerontologia, destaca a importância de estar atento a diferentes aspectos que impactam a saúde mental do idoso, como isolamento social, alterações de humor e falta de suporte familiar.
No Brasil, a previsão é que até 2025 o país seja o sexto com maior quantidade de idosos no mundo. “Este fenômeno impacta o setor de saúde, a qualidade de vida e a economia mundial”, afirma Camila Cunha.
A psicóloga ressalta que a saúde mental não está apenas relacionada à ausência de transtornos mentais, mas também à forma como as pessoas reagem aos desafios da vida. Ela enfatiza a necessidade de um sólido suporte familiar e social, além de acesso a cuidados de saúde e lazer para os idosos.
Para garantir um envelhecimento saudável, a OMS sugere que as ações devem ser aceleradas para ter um impacto mensurável nas pessoas idosas até 2030, e que os idosos devem estar envolvidos em todas as fases do planejamento e execução dessas estratégias.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções