Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Para aumentar índices de cura do câncer infantojuvenil, AACC/MS e Famasul firmam parceria - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Saúde

Para aumentar índices de cura do câncer infantojuvenil, AACC/MS e Famasul firmam parceria

Programa deve chegar a 27 municípios de MS até o final do ano

Por João Paulo Ferreira | 16 maio, 2023 - 14:31

Presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni e Mirian Comparin Correa, presidente da AACC/MS

A Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC/MS) e o Sistema Famasul assinaram nesta segunda (15) um termo de cooperação técnica para ampliação do atendimento de crianças e adolescentes nas ações do Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural, do Senar/MS, em todo o Mato Grosso do Sul, a partir deste ano.

Por meio da parceria, os casos suspeitos de câncer infantojuvenil identificados nas ações do programa serão encaminhados para a AACC/MS, que dará seguimento aos tratamentos no CETOHI, Centro de Tratamento Onco Hematológico Infantil. Além disso, a associação deve oportunizar capacitações aos profissionais de saúde do Senar/MS voltadas ao diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes de 0 a 19 anos, com o objetivo de formar o profissional para os principais sinais e sintomas da doença e suas especificidades, colocando-os como membros integrantes da rede de oncologia pediátrica.

Estiveram presentes na assinatura a presidente da AACC/MS Mirian Comparin Correa e a encarregada pelas relações institucionais da associação Regina Filipini. Pelo Senar/MS, participaram a diretora-técnica Mariana Urt; o gerente educacional Lucas Garcia; a coordenadora educacional Pauline Cury, e o assessor técnico, coordenador dos programas especiais em saúde, Lucas Gottardi.

Mirian Comparin Correa afirma que essa união é uma grande satisfação. “ É importante lembrar que esse projeto consegue chegar a lugares onde a AACC MS não consegue estar. Além disso, a inserção de crianças nesse atendimento vai possibilitar o diagnóstico precoce da doença, que é também um dos propósitos da nossa instituição. Se a nossa missão é o cuidado com as crianças e adolescentes com câncer, ter essa identificação precoce já é um começo muito positivo na jornada pela cura”, aponta.

Cura – Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer infantojuvenil é a primeira causa de óbitos entre crianças e jovens no país. Além disso, ele estima que no triênio 2023/2025 ocorrerão, a cada ano, 7.930 novos casos de câncer em crianças e jovens de 0 a 19 anos de idade. A boa notícia é que, de acordo com o instituto, cerca de 80% dos pacientes acometidos pelo câncer infantojuvenil podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados devidamente.  Quanto mais eficientemente e mais cedo os profissionais conseguirem detectar os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, maiores serão as taxas de cura.

A parceria AACC/MS e Famasul/Senar pode ter um grande papel nesse cenário. Regina Filipini explica que essa cooperação deve intensificar a campanha contra o câncer infantojuvenil no interior do Mato Grosso do Sul, uma vez que toda a equipe do programa será capacitada para identificar os principais sinais e sintomas do câncer, suas especificidades e principalmente como proceder. “Tendo a AACC/MS e o CETOHI como referência, dando todo suporte necessário, conseguiremos agilizar os encaminhamentos e encurtar os caminhos até o tratamento. Pois sabemos que o diagnóstico precoce, pode aumentar as chances de cura”, pontua.

A previsão é que de maio a dezembro deste ano, a parceria percorra 27 municípios e contemple até 20 atendimentos na especialidade de pediatria, alcançando média de 540 pacientes.

Mais Notícias
Capital

Jovem de 19 anos morre ao bater moto em poste na Duque de Caxias

23 novembro, 2024

Polícia

PRF apreende drogas avaliadas em R$ 2,4 milhões em Três Lagoas

23 novembro, 2024

Esportes

Dourados AC anuncia Ito Roque como técnico para Estadual e Copa do Brasil

23 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções