Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Por faixa etária, Campo Grande amplia vacinação contra Influenza - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Capital

Por faixa etária, Campo Grande amplia vacinação contra Influenza

Podem receber o imunizante nesta quinta-feira (7) pessoas com 60 anos ou mais e quem atue na área da saúde e tenha 30 anos ou mais

Por João Paulo Ferreira | 7 abril, 2022 - 11:20

A Prefeitura Municipal de Campo Grande ampliou, por faixa etária, a vacinação contra a gripe em idosos e trabalhadores da saúde. Podem receber o imunizante nesta quinta-feira (7) pessoas com 60 anos ou mais e quem atue na área da saúde e tenha 30 anos ou mais. 

“Adotamos esta estratégia de trabalhar com faixas etárias, para evitar superlotação das unidades de saúde principalmente neste momento em que os dois maiores públicos da campanha estão se imunizando”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho. 

Da mesma forma que tem acontecido nos últimos anos, a campanha da Influenza foi dividida por etapas, e cada um dos públicos têm a data adequada para tomar a vacina, contudo, o município tem autonomia para antecipar algum grupo, caso veja a necessidade. 

Fazem parte destes grupos da segunda etapa as crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas até 45 dias pós parto, População indígena, trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades e as que tenham deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário de passageiros, trabalhadores portuários, Forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema penitenciário, população privada de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Estes públicos começarão a se vacinar em 03 de maio. 

Epidemia de Influenza 

Entre os meses de dezembro de 2021 e janeiro deste ano, Campo Grande viveu um surto atípico de Influenza, uma vez que os casos são normalmente registrados entre maio e julho, período de temperaturas mais amenas. A epidemia foi provocada por uma nova variante do vírus H3N2, que chegou ao país naquela época, que já está entre os três tipos de vírus que a vacina protege. 

Em decorrência destes casos, a Capital registrou 25 óbitos por Influenza somente em 2022, número que se iguala a todo o ano de 2019, período pré-pandêmico, e que houve um número de óbitos superior que os dois últimos anos.  

“A vacina que será aplicada agora na população já está atualizada e protege contra esta cepa, por isso é importante que todos busquem pela vacinação no momento oportuno. Já tem sido tempos difíceis devido à Covid-19, não queremos mais perdas por outra doença que é evitável através da vacina”, comenta o secretário. 

Mais Notícias
Economia

Campo Grande cresce no mercado de franquias e alcança a 5ª posição em faturamento no Brasil

24 novembro, 2024

Oportunidade

Inscrições para processo seletivo do MPMS vão até quarta-feira

24 novembro, 2024

Saúde

MS registra 30 mortes e mais de 16 mil casos confirmados de dengue em 2024

24 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções