Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Retinoblastoma: diagnóstico precoce é definitivo e chances de cura chegam a 90% - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Saúde

Retinoblastoma: diagnóstico precoce é definitivo e chances de cura chegam a 90%

Observar detalhes simples no comportamento da criança fazem toda a diferença

Por Redação | 5 fevereiro, 2022 - 7:18

No último fim de semana, o apresentador Tiago Leifert e a jornalista Daiana Garbin trouxeram um importante debate para a mídia: sua filha Luna, de 01 ano de idade, está com retinoblastoma, um tipo de câncer ocular mais comum na infância, no qual o tumor se desenvolve na retina.

Ao invés de continuarem o tratamento em privacidade, decidiram que seria uma atitude cidadã utilizarem sua popularidade como figuras conhecidas, para alertar a sociedade sobre a importância de se procurar um diagnóstico precoce para o câncer infantojuvenil, o que trouxe luz ao problema, chamando a atenção da população.

A oncologista pediátrica Thais M. Severino Siufi, que atende crianças com câncer no CETOHI (Centro de Tratamento Onco Hematológico Infantil), em Campo Grande, afirma que a doença tem várias formas de tratamento, dependendo do estágio do tumor. “Com o diagnóstico precoce e tratamento adequado, o prognóstico em 5 anos é superior a 90% com a recuperação da visão em muitos casos”, pontua.

Ela aponta que existem alguns sintomas aparentes que podem dar a pista já para os pais e tutores da criança de que algo não está certo com a saúde ocular do pequeno, como presença de mancha branca no olho (leucocoria), estrabismo, vermelhidão no olho, celulite da órbita (pálpebras avermelhadas, inchadas e com dor local), heterocromia (um olho de cada cor), diminuição da acuidade visual e ainda proptose ocular (quando o olho fica saltado para frente).

Outro ponto que pode indicar sinal de perigo no que diz respeito ao retinoblastoma, é uma atividade muito simples: tirar foto: “O flash da foto apresenta normalmente um reflexo vermelho. Quando apresenta um tumor ocorre a falha do reflexo, deixando um reflexo esbranquiçado”, pontua.

Ao notar esse ou qualquer um dos outros sintomas, a recomendação é que os pais procurem ajuda médica o quanto antes.

Cura – Uma das assistidas da AACC/MS (Associação dos Amigos das Crianças com Câncer, Ana Laura Niedack iniciou seu tratamento contra retinoblastoma do tipo bilateral com apenas 5 meses de idade no CETOHI. No final de 2021, aos 15 anos, ela tocou o Sino da Vitória na Casa de Apoio da instituição, uma maneira de registrar que seu tratamento contra o câncer chegou ao fim e que a paciente está finalmente curada.  “Estou muito feliz por ter alta! Quero agradecer a todos que participaram dessa jornada e desejar sorte a todos que estão vivendo essa batalha”, disse.

Mais Notícias
Polícia

PRF apreende mais de meia tonelada de maconha em Maracaju

17 maio, 2024

Saúde

Prefeitura de Dourados realiza atendimentos de saúde e vacinação no Jóquei Clube neste sábado

17 maio, 2024

Capital

Moradores comemoram licitação para pavimentação no Jardim Tarumã

17 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções